6.14.2010

Entrevistas de emprego: papeis do entrevistador e do entrevistado

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e a procura por um emprego é sempre muito maior do que a oferta. Por isso, é essencial que aqueles que estão buscando uma vaga tenham atitudes que façam diferença. Além disso, é importante que os empregadores saibam enxergar os pontos positivos e negativos dos candidatos.

O currículo é muito importante, mas ele não deve ser a única forma para avaliar um candidato. Outros aspectos são fundamentais para saber se a pessoa é adequada para a oportunidade que está sendo oferecida. Por isso, é preciso observar alguns itens. A velha máxima da primeira impressão é a que fica continua valendo, mas outros aspectos fazem toda a diferença. Segue abaixo uma lista com alguns pontos que devem ser analisados por entrevistadores e entrevistados para um bom desempenho num processo seletivo. Confira:

1) Cabelos: ter um cabelo diferente não muda a personalidade nem o profissionalismo de ninguém, mas cores e cortes exóticos podem não ser a melhor alternativa para uma entrevista de emprego. O ideal são cabelos bem cuidados, com corte e aspecto saudável.
2) Unhas: quando elas estão grandes ou sujas demais, podem dar a aparência de falta de cuidado. Dependendo do cargo, unhas cortadas e com boa aparência são fundamentais.
3) Roupas: decotes, vestidos, roupas curtas, amarrotadas ou sujas podem ser o carimbo negativo para alguém. Se vestir bem é essencial. Não precisa ser uma roupa social. O ideal é que o candidato se vista de acordo com a posição que pretende ocupar. O mesmo vale para piercings ou tatuagens. Evitar a exposição deles é o cominho mais seguro.
4) Conversa: o melhor é evitar os extremos. Falar demais ou de menos é ruim. O melhor nesses casos é ter um equilíbrio, ou seja, saber falar e ouvir na hora certa. Se expressar sem o uso de gírias e palavrões também é muito importante, além de utilizar ao máximo o português correto, tanto para falar quanto para redigir o currículo ou uma redação.
5) Mentira: a pior coisa que um candidato pode fazer é mentir no currículo ou na entrevista. Ele pode ser exigido para fazer uma tarefa que ele não sabe. E isso certamente implicará na perda do emprego.
6) Postura: ombros caídos, voz trêmula e olhares vagos demonstram falta de confiança. Manter a postura ereta e firme e a voz num tom adequado é essencial para que o candidato mostre que está seguro para exercer o cargo pretendido.
7) Atrasos: chegar atrasado a uma entrevista demonstra falta de comprometimento com a ocasião. Imprevistos podem acontecer, mas devem ser justificados. Por isso, o ideal é comparecer ao local, pelo menos, 15 minutos antes do horário combinado.
8) Para os entrevistadores, observar estes aspectos pode ser crucial na escolha do melhor candidato para sua empresa. Nem sempre o melhor currículo é a melhor opção. Para os candidatos, estar ligado com a proposta da empresa e da vaga é de suma importância para fazer o diferencial e ser contratado.
Fonte: Sempre Motivado

Nenhum comentário: