6.17.2010

Carinho, Alegria, Sexo retardam envelhecimento


Dra. Edith Kawano Horibe, PhD pela Faculdade de Medicina da USP, presidente da ABMAE - Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento, afirma que praticar sexo e dar boas risadas com quem se ama ajuda a retardar o envelhecimento. "Quando você ri, está alegrando seus órgãos. A risada rejuvenesce, assim como uma boa alimentação e a prática sexual são importantes para o processo de envelhecer bem", afirma.

Como a medicina antienvelhecimento é a medicina preventiva, dentro da OMS (Organização Mundial da Saúde), o ato número 1 deve ser a prevenção, a partir da manutenção da qualidade de vida e da produtividade até o final da vida do ser humano, portanto quanto mais cedo a pessoa se voltar a longevidade produtiva melhor. "Quando nascemos já estamos envelhecendo. É uma questão cultural. Fazer as pessoas entenderem que tudo é um aprendizado. Tudo começa com a consciência. Se você pensa que é jovem, você é jovem. Se você pensa que é acabado, você estará acabado. Não importa se tem 25 ou 50 anos", afirma a Dra. Edith.

No dia-a-dia, do ponto de vista prático, além do sexo e de boas risadas a meditação é excelente para conter o nível de estresse. Com 20 minutos de manhã e à noite, a pessoa lida melhor com o estresse do cotidiano. "Estou falando de comprovação científica, não é 'achologia'. A pressão e os batimentos cardíacos melhoram quando a pessoa entra em um estado de relaxamento. Fisicamente, a pessoa também fica mais saudável, diz a Dra. Edith.

Segundo a Dra. Edith Horibe, dar risada é importante. Viver uma relação alegre faz parte do ato de pensar positivamente, o que afeta a mente. Quando você ri, está alegrando seus órgãos. A risada rejuvenesce, assim como uma boa alimentação e a prática sexual são importantes para a vida de qualquer pessoa. É muito fácil atingir um bem-estar a partir da prática de exercícios sexuais. Tanto que a modulação hormonal é necessária para a terceira idade, quando a taxa de hormônios cai acentuadamente. Com o equilíbrio dos hormônios, a pessoa tem de volta a disposição e a libido, evitando insônia e depressão, tudo está interligado.

Os namorados de qualquer idade podem aproveitar essas dicas e começar a praticar, para tanto é preciso apneas boa vontade e dar vazão ao impulso de ser feliz.

Nenhum comentário: