6.19.2010

Administrando seus medicamentos

Sempre que estou doente preciso fazer uso de medicamentos?

Não. Nem sempre o diagnóstico de uma doença envolve o uso de medicamentos para seu controle ou cura. Muitas doenças podem ser tratadas, se não sempre, pelo menos no início com mudanças no estilo de vida do indivíduo (dieta, atividade física). Outras doenças serão acompanhadas a princípio, e só iniciado tratamento quando for necessário.

O medicamento só é usado nos casos mais graves?

Não necessariamente. Os medicamentos serão prescritos sempre que o benefício seja estabelecido através de pesquisas científicas e quando seu uso não seja acompanhado de risco maior para o paciente. Em alguns casos, o uso precoce de medicamentos pode ser essencial para evitar complicações futuras ou agravamento da doença de base. Em outros casos, o uso de medicamentos constitui o pilar fundamental do tratamento, como por exemplos infecções bacterianas. Assim, sempre esclareça com seu médico sobre a finalidade do uso do medicamento no seu caso.

Quando iniciar o uso de medicamentos, vou me tornar dependente e meu organismo não vai poder ficar sem usar?

Não. Quando há indicação do uso de determinado medicamento, não existe a dependência e sim a necessidade. Assim, para o controle da doença é necessário o uso daquele medicamento. Uma vez suspenso, a alteração voltará a se manifestar, pois é preciso o uso do medicamento para controle. Muitas vezes, o médico o prescreveu porque as chances de respostas sem aquele medicamento se esgotaram ou vão ser remotas. Em muitos casos o uso de medicamentos será então por tempo indeterminado, ininterruptamente.

Posso relaxar na dieta e atividade física já que estou usando o medicamento?

Não. Embora o uso de medicamentos ajude em muito o controle de determinadas doenças mesmo quando se peca na falta de dieta e na atividade física, o uso de medicamentos NÃO prescinde a necessidade de se ter uma vida mais saudável, praticando atividade física e tendo uma boa alimentação. Muitas vezes, a adoção destas medidas evita o aumento da dose ou do número de medicamentos utilizados. Lembre-se ainda que o medicamento serve para tratar determinada doença e não evita o aparecimento de outras.

O sucesso do tratamento depende de um esforço que envolve médico e paciente

Na grande maioria das vezes, para que o tratamento seja efetivo é necessário o comprometimento do paciente. É importante estar informado, consciente de seu diagnóstico e manter uma boa relação com sua equipe médica. Tenha uma posição ativa no seu tratamento, perguntando a respeito da sua doença, do melhor tratamento. Uma vez que concordou com o tratamento, se comprometa com o mesmo. Tome exatamente conforme prescrito, não omita doses e não pare apenas porque se sentiu melhor. Se desenvolver algum efeito colateral, alguma queixa que antes não tinha, converse com seu médico a respeito. Pode ser necessário ajustar a dose ou até encontrar um outro medicamento.

Toda vez que tenho algum efeito colateral devo suspender o medicamento?

Não. Todo medicamento pode ter efeito colateral. O uso de medicamento se baseia no maior benefício com menor risco. Toda vez que o benefício superar o risco, o uso de determinado medicamento na Medicina está recomendado. Obviamente, o médico deve optar de acordo com o caso, pelo medicamento de menor risco. Em alguns casos, isso nem sempre é possível e pode ser necessário o uso daqueles com maiores efeitos colaterais, porém com melhor resultado. Em outros casos, efeitos colaterais importantes, embora raros, podem advir, sendo necessário a interrupção imediata do medicamento.

Questões a serem feitas à sua equipe médica

Para que serve?
Por que estou tomando?
Por quanto tempo? Qual o melhor horário? Quantas vezes ao dia?
Devo tomar em jejum ou pode ser após a alimentação?
Vai melhorar sintomas ou resultados?
Tem algum problema em relação aos outros medicamentos que faço uso?
Se esquecer de tomar uma dose, o que faço?
Devo evitar algum tipo de alimento ou bebida?
É necessário fazer algum exame de controle em uso do medicamento? E se sim, tomo a medicação no dia do exame?
Quais são os efeitos colaterais mais importantes?

Como otimizar seu tratamento

• Seja informado, saiba seus diagnósticos.
• Tenha sempre uma lista das medicações que usa, assim como a dose e os horários – isso facilita a escolha do medicamento a ser iniciado por sua equipe médica.
• Procure simplificar a forma de uso de seus medicamentos. Tomar uma quantidade variada de medicamentos em diferentes horários pode tornar mais difícil a aderência e facilitar o esquecimento. Converse com seu médico a respeito de simplificar os horários, tomando juntos sempre que possível.
• Lembre-se de tomar seus medicamentos da forma prescrita. Muitas vezes o uso inadequado além de insatisfatório, não adiantando para o resultado desejado, pode ser prejudicial. Lembre-se ainda que alguns medicamentos somente causam efeitos colaterais quando usados de maneira inadequada.
• Não suspenda o tratamento apenas porque teve melhora dos sintomas.
• Discuta com seu médico sobre o custo de seus medicamentos se eles estiverem acima de seu orçamento e veja se há possibilidade de troca por outro mais em conta.
• Não tome medicamentos prescritos para outra pessoa mesmo tendo os mesmos diagnósticos. Lembre-se cada caso é um caso.
• Não forneça sua prescrição para alguém com a mesma doença pelo mesmo motivo acima.
• Não tome bebida alcoólica enquanto estiver em uso de medicamento a não ser que o seu médico libere.
• Observe o prazo de validade, a procedência e a forma de armazenamento dos medicamentos. A maioria se torna inativa ou pode até ser prejudicial para uso. Despreze-os sempre que tiver alguma dúvida a respeito de algum dado destes.

Fonte: Procardiaco
NÃO A AUTOMEDICAÇÃO

Nenhum comentário: