6.18.2010

VOCE ARROTA MUITO?


Como evitar o arroto?

O arroto pode não ser lá muito conveniente, mas é natural do nosso processo digestivo, e, em alguns casos, até importante. Calcula-se que uma pessoa normal libere de meio a um litro e meio de gases por dia por meio de eructação (arroto) ou flatulência (pum).

Mas para evitar arrotos em demasia, valem algumas precauções:
- Coma e beba devagar.
- Mastigue bem os alimentos e coma porções pequenas.
- Não fale enquanto come.
- Não masque chiclete.
- Não fale com a boca seca, tome o cuidado de deixá-la sempre umedecida.
- Não fume.
- Cuide para que as vias respiratórias (como nariz, garganta e pulmões) estejam sempre desobstruídas.
- Procure dormir de boca fechada.
- Controle a ansiedade.
- Evitar sorver alimentos, como sopa.
- Não tome bebidas usando canudos.
- Não tome bebidas gaseificadas (tais como refrigerantes e cervejas).

Contudo, é difícil quantificar o gás eliminado por uma pessoa. Vale saber também que arrotar não costuma representar um problema de saúde, mas que ele merece atenção quando acontece mais do que o normal.


O que causa o arroto?

O arroto é tipicamente causado pela ingestão de ar ou gases, e isso ocorre quando comemos ou bebemos muito depressa, mascamos chiclete, falamos com a boca seca, fumamos, estamos com o nariz entupido, dormimos de boca aberta ou tomamos bebidas que têm dióxido de carbono em sua composição, como cervejas, refrigerantes ou espumantes.

Apesar de a maior parte do ar deglutido ser absorvida pelo organismo, há uma pequena quantidade desses gases que não é, e isso causa uma pressão no estômago que precisa ser eliminada. É então que surge o arroto. Quando arrotamos, o ar sobe do estômago e faz vibrar a válvula que fica entre o esôfago e a boca. Depois, o barulho é amplificado pela garganta, como se ela fosse a caixa acústica de um violão.

Má digestão nos faz arrotar mais?

Não podemos encarar o arroto apenas como consequência ou sintoma de uma má digestão. Ele é uma reação natural do nosso sistema digestório para eliminar os gases formados durante o processo da digestão e, principalmente, os gases ingeridos por nós enquanto bebemos, comemos e falamos.

Se a sua digestão não foi das melhores, ou, ainda, foi muito lenta, pode ser que seu estômago fique cheio por mais tempo ou que isso cause uma formação maior de gases estomacais, o que possibilita uma maior produção de arrotos. Mas, com ou sem má digestão, todos nós temos a necessidade de arrotar.

Mas se o arroto excessivo for acompanhado de outros sintomas como azia, vômito, diarreia, distensão ou dor abdominal, procure um médico, pois pode ser um sintoma de algum problema gástrico.

13 comentários:

Anônimo disse...

Olá, boa noite!

Eu acho que sou um caso para estudo, pois, não arroto!! Tenho 32 anos e, em toda a minha vida, se eu arrotei 100 vezes, é muito!! Isso é normal? Porém, solto muitos puns, diariamente! Existe alguma equivalência entre uma coisa e outra!?
Obrigado e até mais!

Anônimo disse...

O outro Anônimo não é nenhum caso raro. O normal é não arrotar nem peidar ou deselegâncias afins. O autor do texto é que deve ser um porco querendo se justificar.

Anônimo disse...

Todo mundo peida e todo mundo arrota.
Devemos fazer discretamente e de preferencia no banheiro.

Anônimo disse...

O cara do texto não é um porco ele só ta tirando duvidas que as pessoas tem sua anta

Anônimo disse...

Minha dúvida Anta peida

Anônimo disse...

SE ANTA PEIDAR, NÃO VAI SER NADA DISCRETO POEQUE A ANTA É MUITO GRANDE

Anônimo disse...

Será que vcs não coisas mais construtivas para discutir do que peido de anta

Anônimo disse...

oi eu nao sei o q acobtece comigo pois eu sinto dores no peito e knd faco masagem eu arroto demas

Anônimo disse...

queria uma solucao nao sei o q e isso

Anônimo disse...

Sempre tem que ter um abestado ao comentar, creio que se ele estar informando ele tem competencia, e todos nos sabemos aqui, que peidamos e arrotamos, poremmm tem pessoas q arrotam mais assim tambem como tem pessoas q peidam mais.

Anônimo disse...

E verdade.

Anônimo disse...

Cala a bocaaaaoq tem a ver q vc peida toda hora nojenta

Anônimo disse...

Que merda ...