6.15.2010

RESUMO DAS NOTÍCIAS (15/06/2010)

Nacionais:

- Após alta do PIB, mercado prevê que país cresça até 8,1%. O crescimento da economia brasileira pode chegar a 8,1% neste ano, segundo os economistas ouvidos pelo Banco Central no levantamento semanal Focus. A pesquisa foi feita após a divulgação dos dados do PIB no primeiro trimestre, com expansão de 9%. Na média, o mercado estima alta de 7% em 2010; (1)

- Vendas cresceram 10,9% no Dia dos Namorados, diz Serasa Experian. O resultado superou as expectativas da empresa, que esperava um crescimento de 4,2%; (2)

- Produção industrial da zona do euro tem maior avanço desde 1990. Atividade cresceu 0,8% em abril ante março e registrou aumento de 9,5% perante abril de 2009; (2)

- Explosão de vendas de celulares faz fabricantes reduzirem exportações. O primeiro trimestre surpreendeu as empresas e a previsão para o semestre é de uma expansão de cerca de 30%; (2)

- Boa notícia: Viajar à Europa passa a ser até 26% mais barato. Com a crise econômica e a desvalorização do euro, os preços dos pacotes de viagem à Europa ficaram até 26% menores. O gasto médio diário dos turistas caiu para € 60 (R$132); (1)

- Produção local. A americana Genzyme, uma das maiores farmacêuticas do mundo na área de biotecnologia, avalia a instalação de uma fábrica no Brasil. A definição deve acontecer até o fim do ano; (1)

- Plantio em alta. Cresce o número de agricultores, como Francisco Cândido da Silva, que plantam eucalipto, uma das culturas mais dinâmicas do Estado de São Paulo, com rentabilidade igual ou superior à da cana-de-açúcar. Em Salesópolis, os eucaliptais ocupam cerca de 80% das áreas produtivas; (1)

- Indústria pressiona por IPI reduzido para carros flex. Em meio às discussões de benefícios para carros elétricos, montadoras pedem incentivo para os veículos bicombustível; (2)

- Receita libera consulta ao lote da malha fina do IR de 2006 na próxima quarta; (3)

- Norma da Anac que amplia direitos de passageiro está valendo. Assistência das empresas no caso de cancelamentos ou impedimento de embarque deverá ser imediata. (2)


Política

- Lula diz que emprestar dinheiro para pobres no Brasil é bom negócio. 'Pobre é bom pagador porque tem como patrimônio maior o seu nome e a sua cara', diz presidente; (2)

- Lula apela para que Patrus componha chapa com Costa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva engrossou hoje o coro de apelos para que o ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT), aceite compor como vice na chapa encabeçada pelo senador Hélio Costa (PMDB) ao governo de Minas Gerais; (5)

- Mudei meu nome para Dilma nesta eleição, diz Lula; (5)

- Lula aconselha Dilma a não responder a provocações. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a presidenciável petista, a ex-ministra Dilma Rousseff, não deve responder a provocações do candidato tucano, José Serra, e reiterou a acusação de que os adversários utilizam do "jogo rasteiro" durante as eleições. "Participei de cinco eleições, vocês nunca viram em uma campanha minha qualquer jogo rasteiro. Agora, tem gente que é especialista nisso no Brasil e vocês sabem que são. Não somos nós", afirmou, sem citar nomes e se referindo à suposta investigação encomendada por petistas contra políticos do PSDB; (2)

- País viveu estagnação em obras de infraestrutura no passado recente, diz Lula; (2)

- Em discurso, Lula adota o papel de principal cabo eleitoral de Dilma; (3)

- Em meio à campanha eleitoral, Dilma abre turnê pela Europa. Candidata do PT à presidência vai à França, Bélgica, Espanha e Portugal em cinco dias para se encontrar com chefes de Estado e de Governo; (2)

- PMDB se sente participante do governo, diz Dilma. A candidata a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou hoje que o PMDB se sente participante do governo, e não coadjuvante. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, ela falou sobre a declaração do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), candidato a vice-presidente na chapa, de que o partido não será secundário, mas "protagonista" e "ator principal" de um eventual novo governo do PT; (5)

- Convenção do PSB formaliza apoio à Dilma Rousseff. Em uma convenção discreta, na sede do partido em Brasília, o PSB formalizou nesta segunda-feira (14) o apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. A convenção não contou com as presenças do deputado Ciro Gomes (CE) - obrigado pela legenda a desistir da ideia de se lançar na disputa presidencial - e do irmão dele, o governador do Ceará, Cid Gomes; (3)

- Tempo de Dilma na TV será 23% maior do que o de Serra. Com o apoio de PT, PMDB, PSB, PDT, PR, PCdoB e PRB, a campanha de Dilma projeta para a distribuição de dois terços dos blocos do horário eleitoral gratuito aproximadamente 16,53 minutos, três vezes por semana; (3)

- Ministro da Previdência indica que reajuste dos aposentados pode ser resolvido por nova MP; (3)

- Com críticas ao PSDB, Apolinário anuncia apoio a Mercadante. Líder democrata na Câmara de São Paulo não poupa elogios a Lula e ataca 'desrespeito' de tucanos na aliança com o DEM; (2)

- PT pede à PF investigação sobre suposto dossiê; (2)

- Tuma Jr. cai e diz que ‘fatos vão surgir’. Acusado de envolvimento com um dos chefes da máfia chinesa em São Paulo, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, foi demitido ontem pelo ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça). O caso foi revelado pelo Estado em maio. (1)


Esportes:

- Copa 2010 - Na batida do hexa. Seleção começa hoje, às 15h30, contra a Coreia do Norte, a epopéia na África do Sul em busca do sexto título mundial. O time de Dunga está longe da unanimidade e deve reproduzir em campo o espírito aguerrido do treinador. Mas é a mística da camisa amarela que fará a nação, mais uma vez, manifestar a insuperável paixão pelo futebol. Kaká, Lucio, Robinho e outros têm a missão de expressar nas quatro linhas o sentimento de 190 milhões de brasileiros; (1)

- Copa 2010 - Atual campeã, Itália estreia com empate diante do Paraguai; (2)

- Copa 2010 - Holanda estreia na Copa com boa vitória contra a Dinamarca; (2)

- Copa 2010 - Japão surpreende e vence Camarões, de Eto'o, por 1 a 0, pelo Grupo E.

Internacionais:

- Ataques mútuos marcam fim da campanha eleitoral na Colômbia. Mockus e Santos chamaram eleitores para as urnas; analista teme alto nível de abstenção; (2)

- Desertor das Farc levou Exército até cativeiro para resgate de reféns. Serviço de inteligência do Exército usou informação de rebelde preso em março; missão executada no domingo foi a mais bem-sucedida desde o resgate de Ingrid Betancourt, quando Juan Manuel Santos, atual candidato de Uribe, era ministro da Defesa; (2)

- Filho de ex-presidente do Quirguistão é preso no Reino Unido, diz agência. Interpol tinha ordem de prisão contra Maksim Bakiyev; violência já deixou 138 mortos no país; (2)

- ONU adverte Coreias para aumento da tensão. O Conselho de Segurança das Nações Unidas advertiu nesta segunda-feira às Coreias do Sul e do Norte para que evitem qualquer ato que conduza a uma escalada na região, onde a tensão aumentou após o afundamento de uma corveta sul-coreana. (3)


Brasília/DF:

- Polícia entra em casa de promotora. Agentes da PF recolhem documentos de Deborah Guerner, suspeita de favorecer empresas de coleta de lixo segundo a operação Pandora; (1)

- Justiça condena Pedro Passos. O ex-deputado distrital pegou quatro anos de prisão, em regime semiaberto, por grilagem de áreas da Terracap no Lago Sul; (1)

- Ônibus voltam a circular normalmente nesta terça feira. O Sindicato dos Rodoviários decidiu na noite desta segunda-feira (14) por fim ao movimento da catraca livre. Por volta das 19h, passageiros revoltados com o impasse dos rodoviários bloquearam e colocaram fogo nas pistas; (7)

- O tempo em Brasília ficará hoje entre 12° e 25°. Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens. (3)

Nenhum comentário: