6.18.2010

Mulheres que consomem muito chá tem mais riscos de contrair artrite reumatóide

Pesquisadores afirmaram que as mulheres que bebem uma grande quantidade de chá todos os dias tem mais riscos de contrair artrite reumatóide do que as que não tem esse hábito.

O estudo foi feito com mais de 76 mil mulheres inglesas com idades entre 50 e 79 anos e descobriu que se consumido em grande quantidade, o chá pode aumentar e muito a incidência da doença.

Cerca de 78% das mulheres que consomem mais de quatro xícaras de chá todos os dias, estariam mais propensas a desenvolver a artrite reumatóide do que aquelas que não tem esse costume. Segundo os especialistas, só o fato de se consumir chá diariamente, já aumenta a chance de contração da doença em 40%.

Também foram feitos testes com café, no entanto não foram encontrados quaisquer indícios de que a bebida mais popular do Brasil possa representar algum risco com relação a artrite.

Os resultados foram apresentados no Congresso Anual de Combate ao Reumatismo na Europa. Christopher Collins, da Universidade Médica de Georgetown, disse que ficou surpreso com as diferenças entre café e chá."É surpreendente ver essas diferenças nos resultados entre bebedores de chá e café", disse ele.

"Isso nos faz perguntar o tem no chá que faz com que seja significativo o aumento do risco de desenvolver a doença", complementou.

A artrite reumatóide é uma doença crônica grave, debilitante, de causa desconhecida, que provoca inflamação nas articulações (dor, rigidez, inchaço e perda da função), com tendência a ser persistente, determinando deformidades e invalidez. A sua incidente é maior justamente nas mulheres entre 50 e 70 anos.

O Dia

Nenhum comentário: