6.16.2010

Viajar para a Europa fica até 26% mais barato

O brasileiro que sonha em conhecer a Europa tem mais um motivo para viajar ao Velho Continente neste ano: os preços dos pacotes turísticos estão até 26% menores.

Segundo o diretor de assuntos internacionais da Abav (Associação Brasileira de Agência de Viagens), Leonel Rossi Jr., a queda na cotação do euro é a maior responsável pela variação no valor dos destinos europeus. A moeda europeia caiu 20% ante o real na comparação de março de 2009 com o mesmo mês deste ano.

A depreciação resulta de piora no cenário econômico europeu. A crise traz mais uma contribuição para os viajantes. A queda em preços de serviços ajuda a reduzir o gasto médio diário dos turistas, hoje em 60.

Uma pesquisa mundial mostrou redução de 13% no preço das diárias de hotéis na Europa de 2008 para 2009. A Polônia registrou a maior queda, com 25%, seguida da Noruega, com 20%.

Vista da Torre Eiffel, em Paris, um dos destinos mais procurados na Europa por turistas de todo o mundo
A mesma pesquisa mostrou o Rio de Janeiro no topo das altas. As diárias na cidade tiveram reajuste de 12%.

O diretor da Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), Plínio Nascimento, vai além. Ele acrescenta o impacto do efeito das cinzas do vulcão islandês --que fechou aeroportos e provocou queda na ocupação-- no preço dos pacotes.

A soma desses fatores tornou uma viagem simples de seis dias a Paris em baixa temporada cair de uma média de R$ 4.206 em 2009 para R$ 3.357 neste ano, segundo levantamento da Braztoa. A queda chega a 26% na comparação do mesmo pacote para Portugal.

A redução nos preços diminui a diferença entre Estados Unidos e Europa. Segundo Rossi, os pacotes para os destinos europeus custavam cerca de 40% mais que os americanos. Agora, saem por cerca de 25% mais.

"É uma oportunidade para os que sempre tiveram medo dos altos custos da Europa conhecerem o continente", diz Nascimento.

A venda de pacotes europeus deve crescer acima da média internacional neste ano. Segundo a Braztoa, a alta deve ser de 15% no geral das viagens para fora do Brasil e de 20% nos destinos para a Europa.

"Acho que o ano vai ser muito bom para o turismo. O brasileiro vai viajar bastante para o exterior", afirma Nascimento.

De acordo com as duas associações, os brasileiros costumam escolher a Argentina como o primeiro destino de viagem internacional.

Depois de visitar o país vizinho, o turista escolhe os Estados Unidos para então viajar à Europa.

Marlene Bergamo/Folhapress
GABRIEL BALDOCCHI

Nenhum comentário: