6.16.2010

Vacina especial para alérgicos

Imunizante contra a gripe suína que não contém ovo chegará ao País
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma vacina contra a gripe suína produzida sem a proteína do ovo. O imunizante permite que pessoas que têm a alergia ao ovo — a única contra-indicação para a vacina tradicional — sejam protegidas contra o vírus da nova gripe. A princípio, no entanto, o imunizante só estará disponível nas clínicas particulares.

“O Brasil não tem dados epidemiológicos sobre alergia a ovo, mas estudos internacionais mostram que é o segundo alimento que mais causa alergias. Até 2% das crianças com idades entre 2 e 3 anos têm alergia a ovo”, explica a médica Ariana Campos Yang, coordenadora do ambulatório de alergia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Segundo a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Associação Brasileira de Imunizações (Sbim), as vacinas tradicionais contra a gripe são feitas a partir do cultivo do vírus influenza, causador da gripe, em células de embriões de galinha. E, por isso, podem causar problemas graves, como choque anafilático, nos alérgicos.

EFICÁCIA COMPROVADA

“Ou seja, como o vírus é cultivado no embrião, às vezes ficam resquícios que podem causar alergia”, explica a especialista. “Uma vacina feita sem o embrião de galinha é importante porque dá a possibilidade para que os alérgicos a ovo se protejam”, diz.

Segundo a farmacêutica Baxter, a vacina já está no Brasil, mas ainda não foi distribuída porque o laboratório espera que a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos defina o preço. O imunizante teve a eficácia e segurança comprovadas em dez estudos clínicos, englobando mais de 6 mil indivíduos de todas as idades. Ontem o Ministério da Saúde disse que “não há previsão de compra e distribuição”.

POR PÂMELA OLIVEIRA
O Dia

Nenhum comentário: