6.14.2010

Antidepressivos na gravidez podem aumentar risco de aborto espontâneo

Antidepressivos na gravidez podem aumentar risco de aborto espontâneo, segundo artigo do Canadian Medical Association Journal
O diagnóstico1 de depressão ou outras doenças psiquiátricas durante a gravidez pode levar à prescrição de antidepressivos a despeito de seus efeitos colaterais.
Artigo, publicado no Canadian Medical Association Journal, avaliou os efeitos de alguns destes medicamentos na gestação e concluiu que o uso especialmente de paroxetina, venlafaxina ou uma combinação de diferentes classes de antidepressivos está associado ao risco aumentado de aborto espontâneo.

Avaliando dados de um estudo canadense caso-controle com 5124 mulheres grávidas que apresentaram aborto espontâneo clinicamente detectado e um grupo controle que manteve a gravidez até o parto a termo, observou-se que um total de 284 (5,5%) gestantes que tiveram um aborto espontâneo usaram pelo menos um antidepressivo durante a gravidez, comparadas a 1401 (2,7%) das grávidas do grupo controle.

Concluiu-se que o uso de paroxetina, venlafaxina ou uma combinação de antidepressivos de diferentes classes está asssociado com aumento no risco de aborto espontâneo.

A pesquisa alerta para uma avaliação criteriosa do uso de medicamentos durante a gestação.

Fonte: Canadian Medical Association Journal (CMAJ)

Nenhum comentário: