6.16.2010

França: chuvas causam 10 mortes e deixam cinco desaparecidos



Dez pessoas morreram e pelo menos cinco desapareceram em decorrência das inundações provocadas pelas tempestades das últimas 24 horas no departamento francês de Var, sudeste do país.

As autoridades locais informaram que cinco pessoas morreram nas localidades de Roquebrune-sur-Argens, Luc e Draguignan, e não confirmaram onde aconteceram as outras cinco mortes.

As fortes chuvas registradas na terça-feira provocaram inundações que deixaram muitas pessoas presas em veículos e em suas casas e precisaram ser retiradas pelos bombeiros.

Além disso, as chuvas fizeram com que cerca de 200 mil imóveis ficassem sem energia elétrica.

EFE
Folha

Tempestades e enchentes matam 15 na França; há 12 desaparecidos
16/06/2010 às 09h21m

DRAGUIGNAN, França (Reuters) - Inundações causadas por chuvas torrenciais mataram 15 pessoas e deixaram 12 desaparecidos perto da costa do Mediterrâneo na França, disseram autoridades locais nesta quarta-feira.

Mais de 350 milímetros de chuva atingiram a região de Var, no sul da França, em poucas horas na terça-feira.

"Draguignan foi a cidade mais atingida, com centenas de veículos sendo arrastados e diversos bairros submersos", disse o prefeito local, Hugues Parant, à rádio France Bleu Provence. Segundo Parant, o número de vítimas poderia aumentar.

Mais de mil pessoas buscaram refúgio em escolas e em outros prédios depois que suas casas ficaram inundadas. Helicópteros realizaram mais de 450 operações de resgate e cerca de 100 mil casas ficaram sem eletricidade.

Fotos divulgadas na televisão mostravam multidões de pessoas ilhadas em um terraço elevado de um acampamento de férias, com o terreno e construções mais baixas submersas em águas turvas.

Moradores locais disseram que as pessoas ficaram surpresas com a velocidade com que a água subiu, transformando as ruas em córregos e arrastando carros como se fossem brinquedos.

"Foi dramático", disse o prefeito de Draguignan, Max Piselli. "A cidade está em um estado terrível, com rochas, pedras, lama e carros bloqueando as ruas."

O aeroporto em Toulon, que tece de ser fechado na noite de terça-feira porque as pistas ficaram inundadas, reabriu na manhã de quarta-feira. Serviços de trem ao longo da costa devem retomar as atividades normalmente na quinta-feira, disseram autoridades do sistema ferroviário.

Em fevereiro, uma grande tempestade e o aumento repentino do nível do mar deixaram 53 mortos no sudoeste da França.
(Reportagem de Jean-Francois Rosnoblet)
Reuters/Brasil Online

Nenhum comentário: