9.16.2011

SUA POSTURA PODE DIZER MUITO SOBRE VOCÊ

Sua postura pode dizer muito sobre você
Veja como você age diante de determinadas situações e descubra o que isso pode mostrar sobre suapersonalidade.

Todo mundo sabe que manter uma postura adequada faz um bem danado para o corpo. Mas, você sabia que, além disso, ela pode representar muito sobre uma pessoa?  De acordo com psicólogos da Universidade de Harvard, uma postura pode fazer você viajar entre o céu e o inferno. Tudo vai depender de como você se senta. Se, de uma maneira correta, é provável que se sinta poderoso, do contrário pode acabar com a autoestima.

Cerca de 42 voluntários participaram da pesquisa, sendo 26 mulheres. As pessoas foram divididas em dois grupos. O primeiro sentou com os pés acima de uma mesa e as mãos colocadas atrás da cabeça durante um minuto. Nesta pose, os participantes demonstraram expressões de poder claras.

O estudo indicou que esta postura passa a impressão de “arrogância” para quem a vê, podendo criar uma sensação de poder. Já o segundo grupo sentou por um minuto com as mãos presas entre as coxas e com as pernas juntas. As expressões passavam a impressão de baixa autoestima e diminuíram a capacidade de arriscar mais.

O resultado indicado pelo grupo de psicólogo avaliou as pessoas do primeiro grupo em relação à maneira como estavam sentadas e percebeu que seus níveis de testosterona aumentaram e o nível de estresse diminuiu.

Na verdade postura, neste caso, nada mais é do que uma atitude. Acredite se quiser, mas alterar a sua postura vai alterar a sua personalidade. Quando você trabalha sua confiança dentro do seu estado mental, enviando comandos corretos para seu cérebro, tende a mudar automaticamente sua postura, linguagem corporal e fala. As pessoas passam a te olhar diferente, você se sente mais bonito e confiante e as pessoas passam a te respeitar mais.

Veja algumas dicas para não deixar a autoestima cair:

Tenha uma boa postura
Ande sempre com a postura ereta, peito aberto e cabeça levemente inclinada para cima.

Sinta-se confortável com seu corpo em qualquer ambiente
Se estiver parado, não fique de braços cruzados, com as mãos no bolso ou mexendo com as mãos simplesmente por que você não sabe o que fazer com elas. Apenas relaxe suas mãos e não crie estes cacoetes de insegurança.

Utilize espaço
Ocupe o espaço ao seu redor. Ao sentar, cruze as pernas ou deixe-as abertas, mas utilize o máximo de espaço da cadeira, mostrando que você esta completamente confortável naquela posição. Sempre se incline para trás.

Ande como se estivesse nas nuvens
Tenha mais gingado e balance naturalmente braços e ombros, ocupando espaço em seus movimentos. Faça tudo de maneira mais lenta para transmitir confiança.

Fale pausadamente
Sua fala deve ser pausada, persuasiva, e incisiva. Defenda o que acredita, fale pausadamente enfatizando as palavras que deseja (não seja como aqueles professores monofônicos que causam sono), dê emoção a sua fala!


Má postura pode causar dores musculares
Atenção especial a sua postura pode evitar dores musculares!

Com a rotina corrida do mundo moderno, alguns maus hábitos acabam se tornando invisíveis, mas, com o tempo, podem se tornar riscos sérios para a sua saúde. A má postura é um desses casos. Sentar de forma incorreta e por um longo período durante o trabalho e a falta de exercícios físicos são fatores que podem causar problemas musculares sérios. Sem esquecer, também, que má postura pode causar ceulite.
O ortopedista do Hospital Orthomed Center, em Belo Horizonte, Fabiano Canto, explica que “a má postura é causada por um desequilíbrio da musculatura, que passa a ser ineficaz para manter a coluna vertebral nas suas curvaturas fisiológicas”. Ainda segundo Canto, a postura correta é representada pela coluna em equilíbrio harmônico quando observada de lado, na posição ereta. Ainda segundo o médico, as principais doenças que se desenvolvem são as incômodas dores musculares.
Para se prevenir desse mal, Canto dá algumas dicas importantíssimas. São elas:
- Trabalhar com uma cadeira e uma mesa adequadas para a sua altura e, de preferência, com apoio para os pés;
- As pessoas que ficam sentadas por muito tempo durante o expediente precisam fazer algumas pausas para um alongamento e também caminhadas leves.
- As pessoas que precisam levantar pesos devem evitar a sobrecarga nas articulações. Se for levantar algo muito pesado, peça ajuda a um colega. Ao se agachar para pegar algo no chão é importante abaixar o corpo totalmente e com cuidado para não prejudicar os quadris e os joelhos.

Uma boa noite de sono
Outra forma de evitar a má postura é ter uma boa noite de sono. Dormir bem ajuda a evitar dores musculares crônicas, que por sua vez influenciam a postura correta da coluna vertebral. O médico afirma que “com a dor a pessoa pode desenvolver uma postura inadequada para a defesa da dor”.

Nenhum comentário: