9.17.2011

Dificuldade?

Você já percebeu que há gente que enxerga dificuldade em tudo?
Um dia é porque está fazendo muito frio, outro dia é porque está fazendo muito calor ou porque havia projetado algo de um jeito e ocorreu de outro.
Essas pessoas são chamadas por mim de “difigentes”. São pessoas que geralmente  têm um humor ruim, reclamam de tudo e, por isso, são desagradáveis.
Até mesmo antes de existirmos já passamos por dificuldades! Sim, quando mamãe e papai nos “encomendaram”, fomos o espermatozoide dentre milhões que correram exaustivamente para fecundar o óvulo. Depois, esperamos mais nove meses pra nos desenvolvermos e nascermos e, pasmem, na hora do parto enfrentamos mais dificuldade, porque a barriga da mamãe estava tão quentinha e estávamos tão acostumados a ficar ali que não queríamos sair. O médico veio e nos puxou para fora, nos retirando da nossa “zona de conforto”.
Aí crescemos e continuamos a enfrentar outras coisas.
O que quero dizer com isso é que a vida tende a levar-nos para as dificuldades, seja na vida pessoal, profissional etc. Então, temos que aprender a olhar para as possibilidades que as dificuldades nos apresentam. É isso mesmo. Por que você acha que um homem inventou o avião? Por que existe a roda, os carros, as vacinas, os remédios e uma infinidade de coisas que hoje nos proporcionam mais qualidade de vida e conforto?
Porque esses homens inventores viram na dificuldade uma grande oportunidade.
Agora os “difigentes” veem em qualquer pequena dificuldade um grande obstáculo, olham pra dificuldade como se fosse o monte Everest e a solução como um grão de areia.
A dificuldade faz- nos crescer, faz-nos criar coisas, faz- nos sair da mesmice.
Algumas pessoas ficam em uma empresa por anos e fazem sempre as mesmas coisas. Quando muda a chefia ou coisa parecida, causando uma grande mudança em seu trabalho, elas são as primeiras a chegar para o chefe novo e dizer: “Mas sempre foi assim, por que fazer diferente?”. Olha aí o “difigente”.
O pior é que esse tipo de gente, além de fazer sempre a mesma coisa e ver dificuldade em tudo, por muitas vezes acaba atrapalhando aquele que está animado e motivado a fazer tudo melhor e diferente.
Não posso rotular se é o conhecimento cultural ou aprendizado familiar, apenas posso dizer que quem vê dificuldade em tudo será um eterno “mesmista” e continuará  sendo o mesmo a vida inteira  e perdendo a grande oportunidade de evoluir como pessoa.
Mude, crie e saia da sua “zona de conforto”. A “dificuldade” é do tamanho que você permite que ela seja na sua vida e tudo depende somente de você. Apenas de você e de mais ninguém.
Alessandro Baitello

Nenhum comentário: