9.17.2011

Dicas para ter uma vida longa e saudável

Dicas para ter uma vida longa e saudável

O desejo de ter uma vida mais longa e saudável é cada vez mais freqüente entre as pessoas, as quais vivem buscando informações para que possam ter uma vida mais saudável.
Mas sabemos que para ter uma vida mais longa e saudável não há mistério, pois basta adotar uma dieta equilibrada, evitar o estresse e praticar alguma atividade física. Levando em conta que embora a genética tenha um papel importante neste contexto, os hábitos de vida e a alimentação são fatores determinantes.
Aproximadamente 25% da nossa longevidade dependem da herança genética, no entanto, os outros 75% são fatores que dependem do estilo de vida como: prática de atividades físicas, alimentação, fumo, bebidas alcoólicas e estresse.
Manter uma boa alimentação é fundamental para a qualidade de vida em qualquer idade. Porém, na terceira idade ela se torna imprescindível para a manutenção da nossa saúde, pois o envelhecimento pode ser definido como o declínio progressivo na eficiência dos processos fisiológicos e bioquímicos do organismo.
Após certa idade surgem alterações no paladar, nas articulações, na estrutura dos ossos, na visão, entre outras. Mas mesmo assim, é possível ter uma vida mais saudável seguindo algumas medidas preventivas.
Abaixo seguem algumas dicas para que você possa ter uma vida mais longa e saudável:
- Aumente o consumo de germe de trigo, linhaça, sementes de girassol e aveia, que são ricos em fibras e dão energia.
- Consuma diariamente pelo menos 5 porções de frutas, como limão, morango, laranja e goiaba. Sendo que quanto maior a variedade, mais nutrientes diferentes você oferece ao seu organismo.
- Prefira uma dieta com redução de gordura, sal e açúcar.
- Procure ingerir alimentos antioxidantes, como oleaginosas (castanha do Brasil, nozes, castanha do Pará, avelã, amêndoas) que tem gorduras insaturadas.

Nenhum comentário: