9.15.2011

Unhas, calos, cúticulas , unhas encravadas , hematomas

Trauma nas unhas pode provocar ondulações e entortamentos

Saiba o que fazer em caso de hematoma e como cortar a unha do bebê.

A dermatologista Márcia Purceli e a pediatra Ana Escobar explicaram porque, na terceira idade, as unhas ficam grossas, quais cuidados devemos ter com uma unha solta e o que um trauma (como uma batida) pode provocar.
Além disso, você viu os cuidados que as grávidas precisam ter no tratamento de micose e como cortar a unha do bebê para evitar encravamentos.
A unha, ou lâmina ungueal, é produzida na parte viva, chamada matriz. As unhas têm microtrilhos que norteiam seu crescimento. Eles ficam no leito ungueal, onde a unha repousa. Quando ocorre um trauma na raiz, pode haver uma fibrose, cicatriz que impede o crescimento correto dessa lâmina. É aí que acontecem ondulações ou outras deformidades.
Unhas vale este (Foto: Arte/G1)
Quando a unha sofre um trauma, a parte que mais dói é a matriz. Mas não são todos os traumas que formam um hematoma. Muitas vezes, a pancada torna a unha branca e a descola.
Hematoma subungueal é quando há acúmulo de sangue embaixo da lâmina ungueal após um trauma na unha. É diferente de uma mancha preta, porque ela não compromete a unha inteira. O hematoma normalmente é absorvido pelo organismo e vai subindo junto com o crescimento da unha, até desaparecer.
Melanoníquia estriada são manchas acastanhadas que aparecem em mais de uma unha. Normalmente é um problema genético, benigno, e mais comum em afrodescendentes.
Onicogrifose é quando a unha fica muito grossa. O problema pode ser causado por micose, mas também é comum e natural surgir em idosos, porque, durante o envelhecimento, a matriz ungueal deixa de ser oxigenada como deveria, ou seja, o oxigênio não é suficiente para manter a circulação vascular correta. A unha chega a ficar torta.

As unhas dos pés e das mãos são iguais. Muitos acham que as dos pés são mais grossas, mas é apenas impressão. Quem tem a unha dos pés soltas ou tortas por causa de um trauma deve usar antissépticos nos sapatos para evitar que os fungos apareçam dentro dela. É importante deixar os pés no sol e lavar bem as meias.

No caso dos bebês, unhas encravadas são muito comuns e geralmente de origem genética. É recomendável fazer uma compressa com água morna para provocar vasodilatação
Grávidas não podem fazer nenhum tratamento de micose via oral. Somente são permitidos tratamentos tópicos (na pele), sob recomendação médica.
Unhas soltas jamais devem ser arrancadas porque deixarão exposto o leito ungueal, que tem uma pele muito fina e sensível. A unha solta serve como um curativo natural. O ideal é esperar que uma nova unha cresça para retirá-la.
Como tirar mancha de esmalte da parede
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite que bases fortalecedoras de unha tenham uma quantidade muito pequena de formol em sua composição. Para secar as unhas, tanto faz usar óleo ou spray. A única diferença é que o spray pode causar alergia na pele, já que é impossível passá-lo somente sobre as unhas.
Para retirar manchas de esmalte da parede, a consultora Nalva Alves ensina a umedecer um algodão com acetona ou removedor de esmaltes e passar somente no local da mancha, com o tecido ainda seco. Com um papel-toalha, retire o excesso do produto, do lado oposto ao da mancha.
Tecidos coloridos soltam tinta e podem ficar esbranquiçados. Já em tecidos brancos, o resultado é melhor, e a mancha pode desaparecer por completo. Esse processo não deve ser feito em tecidos sintéticos, porque vai queimá-los. A consultora também diz que removedores de tinta conseguem tirar o esmalte da parede.
Calos e cutículas (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário: