9.14.2011

“Why women have sex”

casal sexo
Quais são os motivos pelos quais as mulheres fazem sexo? Atração física? Amor? Solidão? Inveja? Tédio? Pelo jeito, as mulheres fazem sexo por todos esses motivos, e vários outros. Além disso, as escolhas não são aleatórias, e podem estar ligadas ao modo em que as mulheres evoluíram.
Os psicólogos Cindy Meston e David Buss, professores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, pesquisaram com mulheres e homens e escreveram o livro “Why women have sex” (“Por que as mulheres fazem sexo”, em tradução livre, sem edição brasileira).
» 6 Maneiras de melhorar a vida sexual da mulher
Os autores realizaram um estudo durante três anos, perguntando a 1006 mulheres de nove países sobre os motivos pelos quais elas fazem sexo – de uma lista de 237 razões, que tinham surgido em um estudo anterior. Aproximadamente 90% das mulheres afirmaram estar em um relacionamento na época da pesquisa, e 93% afirmaram ser predominantemente ou exclusivamente heterossexuais.
De acordo com Buss, homens também foram consultados pela pesquisa, mas as mulheres foram a prioridade do estudo: “Nós consultamos homens como uma forma de contraste, mas queríamos concentrar mais nas mulheres, para que a complexidade da psicologia sexual feminina não se perdesse”, afirma o psicólogo.
Os motivos e fatores
A pesquisa mostrou que as razões pelas quais as mulheres fazem sexo vão desde amor a puro prazer, passando pela curiosidade para curar uma dor de cabeça e até mesmo dar uma levantada na auto-estima. Além disso, de acordo com Meston, muitas garotas de 20 e poucos anos derrubam o estereótipo que mulheres são menos sexuais que os homens. “Muitas das mulheres faziam sexo simplesmente porque queriam a experiência, a aventura, saber como é ficar com homens diferentes”, diz a pesquisadora.
» Mulheres pensam mais em comida que sexo
Existem mais fatores que influenciam o desejo sexual feminino do que o masculino, de acordo com os autores, e as mulheres também levam em consideração estes fatores – personalidade, senso de humor, confiança, status – mais do que os homens levam quando conhecem mulheres.
Além disso, outras coisas são diferentes no desejo feminino e masculino. Um estudo realizado por Meston demonstrou que existe uma forte relação entre a ereção masculina e a excitação que ele afirma sentir. Já nas mulheres, a relação entre a excitação física e a que ela afirma sentir é bastante diferente. Este é o motivo pelo qual medicamentos como o Viagra não funcionam tão bem em mulheres, segundo os psicólogos.
A evolução da sexualidade
Embora homens e mulheres não façam suas escolhas sexuais conscientes das características evolucionárias por trás disso, a evolução tem um papel importante na sexualidade e na escolha de parceiros. A excitação masculina está muito mais relacionada à necessidade evolucionária de espalhar seus genes, enquanto a feminina está mais relacionada a escolhas mais pensadas.
As mulheres, por exemplo, têm que considerar melhor suas escolhas, pois um homem errado pode causar grandes custos, como uma gravidez e a obrigação de criar um filho. Além destes fatores subjetivos, as mulheres também mostram preferência por homens com corpos simétricos, uma marca sutil de status genético. “As mulheres avaliam os homens a partir de vários atributos”, diz Buss.
» Vinho tinto aumenta o desejo sexual da mulher
“O problema adaptativo enfrentado pelas mulheres é que elas têm que encontrar homens férteis, que talvez invista nela, que tenha bons genes que possam ser passados para a frente”, afirma o psicólogo. [CNN]

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa, muito verdadeiro tudo isso!!! hahaha eu penso muito mais em comida do que em sexo, ahaahahaha

PS: Obrigada pela visita e pode partilhar meu texto sem problemas!

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Obrigado amiga.
Comida e sexo um casamento perfeito
Antonio Brandão