9.10.2011

COMER MORANGO MELHORA A OXIDAÇÃO DO SANGUE

Comer morango melhora a oxidação do sangue

Morangos devem fazer parte de uma dieta saudável.

O morango é uma fruta bastante popular e que nos remete à sensualidade e a feminilidade. Mas, o seu poder vai muito além disso. De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, e da Universidade de Granada, na Espanha, a fruta aumenta a resposta dos glóbulos vermelhos do sangue ante o estresse oxidativo (desequilíbrio entre a formação e remoção de agentes oxidantes no organismo), que ocorre em situações como: doenças cardiovasculares, câncer ou diabetes.
De acordo com a publicação "Food Chemistry", nesta pesquisa, um grupo de 12 voluntários saudáveis ingeriu meio quilo de morangos do tipo Sveva todos os dias durante duas semanas, para demonstrar que o consumo regular da fruta melhora a capacidade antioxidante do sangue. Ao longo do período em que voluntários ingeriram durante o dia 500 gramas de morangos, foram recolhidas amostras de sangue, sendo que o mesmo processo foi repetido um mês após esta pesquisa.
De acordo com a publicação, os resultados revelam que o consumo regular do morango pode melhorar a capacidade antioxidante do plasma sanguíneo e a resistência dos glóbulos vermelhos à fragmentação oxidativa. "Percebemos que algumas variedades de morangos tornam os glóbulos vermelhos mais resistentes ao estresse oxidativo. Este fato pode ser de grande importância, se considerarmos que esse fenômeno pode conduzir a doenças graves", explicou o líder do estudo, Maurizio Battino.
A equipe analisa, também, as variações causadas pela ingestão de quantidades menores de morangos, pois o consumo médio tende a ser o equivalente a uma tigela de 150 ou 200 gramas por dia. "O importante é que façam parte de uma dieta saudável e equilibrada, dentro das cinco porções diárias de frutas e legumes", apontou o cientista.
Os cientistas continuam a analisar diferentes variedades de morangos, já que cada uma tem as suas próprias quantidades e proporções de antioxidantes.
Os morangos apresentam grande quantidade de compostos como os flavonóides, que diminuem o estresse oxidativo que acontece no confronto entre "tipos reativos do oxigênio”, em particular, os radicais livres e as defesas antioxidantes do organismo.

Nenhum comentário: