Morangos devem fazer parte de uma dieta saudável.
O morango é uma fruta bastante popular e que nos remete à sensualidade e a feminilidade. Mas, o seu poder vai muito além disso. De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, e da Universidade de Granada, na Espanha, a fruta aumenta a resposta dos glóbulos vermelhos do sangue ante o estresse oxidativo (desequilíbrio entre a formação e remoção de agentes oxidantes no organismo), que ocorre em situações como: doenças cardiovasculares, câncer ou diabetes.
De acordo com a publicação, os resultados revelam que o consumo regular do morango pode melhorar a capacidade antioxidante do plasma sanguíneo e a resistência dos glóbulos vermelhos à fragmentação oxidativa. "Percebemos que algumas variedades de morangos tornam os glóbulos vermelhos mais resistentes ao estresse oxidativo. Este fato pode ser de grande importância, se considerarmos que esse fenômeno pode conduzir a doenças graves", explicou o líder do estudo, Maurizio Battino.
A equipe analisa, também, as variações causadas pela ingestão de quantidades menores de morangos, pois o consumo médio tende a ser o equivalente a uma tigela de 150 ou 200 gramas por dia. "O importante é que façam parte de uma dieta saudável e equilibrada, dentro das cinco porções diárias de frutas e legumes", apontou o cientista.
Os cientistas continuam a analisar diferentes variedades de morangos, já que cada uma tem as suas próprias quantidades e proporções de antioxidantes.
Os morangos apresentam grande quantidade de compostos como os flavonóides, que diminuem o estresse oxidativo que acontece no confronto entre "tipos reativos do oxigênio”, em particular, os radicais livres e as defesas antioxidantes do organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário