9.07.2011

Envelhecimento: incrivel pesquisa


Beber com moderação faz a mulher envelhecer com saúde

Consumir de um a dois drinques por dia ajuda a evitar problemas como câncer, diabetes e doença cardiovascular, indica pesquisa da Universidade de Harvard

Envelhecimento: o consumo moderado e regular de bebidas alcoólicas ajuda mulheres na meia idade a envelhecer de maneira saudável Envelhecimento: o consumo moderado e regular de bebidas alcoólicas ajuda mulheres na meia idade a envelhecer de maneira saudável 
Consumir bebidas alcoólicas moderadamente ajuda as mulheres na meia idade - na faixa dos 35 aos 58 anos - a envelhecer de maneira mais saudável. Ao menos é o que sugere um estudo americano publicado no periódico especializado PLoS Medicine Journal. De acordo com a pesquisa, consumir de 15 a 30 gramas de álcool (o equivalente a aproximadamente meio litro de cerveja ou uma taça de vinho), de cinco a sete vezes na semana, faz com que as mulheres se tornem mais sudáveis à medida em que envelhecem.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Alcohol Consumption at Midlife and Successful Ageing in Women: A Prospective Cohort Analysis in the Nurses' Health Study

Onde foi divulgada: periódico PLoS Medicine Journal

Quem fez: Sun Q, Townsend MK, Okereke OI, Rimm EB, Hu FB, e outros

Instituição: Escola de Medicina da Universidade de Harvad, nos Estados Unidos

Dados de amostragem: 14.000 mulheres que sobreviveram até os 70 anos de idade ou mais

Resultado: O consumo regular e moderado de bebidas alcoólicas na meia-idade pode estar relacionado com um aumento no estado geral de saúde entre as mulheres que sobrevivem até idades mais avançadas.
O estudo da Escola de Medicina da Universidade de Harvard analisou 14.000 mulheres que viveram até os 70 anos de idade ou mais. Como envelhecimento bem sucedido, os pesquisadores consideraram a ausência de: 11 doenças crônicas; comprometimento cognitivo; deficiência física; e limitações de saúde mental. Entre as bebidas e quantidades analisadas estavam: uma tulipa de cerveja, uma taça de vinho e uma dose única de aguardente.
Descobriu-se, então, que mulheres nos seus 50 anos que consomem de um a dois drinques por dia têm uma probabilidade 28% maior de ter um envelhecimento bem sucedido. Já aquelas que bebem, no mínimo, em cinco dias da semana praticamente dobram as chances de envelhecer de maneira saudável.
Segundo os pesquisadores, isso pode significar que mulheres que consomem de maneira moderada e frequente bebidas alcoólicas têm mais chances de chegar aos 70 anos livres de condições como câncer, diabetes, doenças cardíacas e outras enfermidades. Eles não conseguiram delimitar, no entanto, se é o álcool em si que oferece os benefícios à saúde, ou se existe algum fator que caminha lado a lado com o hábito e que possa estar beneficiando essas mulheres.
Dados prévios - Estudos anteriores já haviam demonstrado que o consumo moderado de bebidas alcoólicas, dentro das duas ou três unidas diárias recomendadas, estava relacionado com menores riscos de doenças cardíacas e outras condições. Há ainda, de acordo com estudos, benefícios como redução da resistência à insulina, de inflamações, do colesterol alto e de outros processos danosos ao corpo.
Folha

Nenhum comentário: