A ProTeste recrutou 60 voluntárias para aplicar todos os dias um dos três desodorantes em uma das axilas, e um desodorante genérico na outra axila. A depilação foi feita com uma lâmina de barbear.
Antes e depois do período de pesquisa, as participantes foram examinadas por dermatologistas e fotografadas. Nem os médicos nem as voluntárias sabiam qual desodorante prometia diminuir os pelos e qual era apenas para o controle.
Um software que avaliou as imagens para comparar o volume dos fios em cada uma das axilas não detectou diferenças estatisticamente relevantes. Mas 36% das participantes afirmaram estar satisfeitas com os resultados dos desodorantes redutores de pelos.
"No período de quatro semanas, não houve um resultado significativo", diz o químico Carlos Confort, que coordenou o teste.
Segundo ele, as empresas deveriam informar se há um prazo mínimo para que os efeitos apareçam.
"Pode ser que em um período mais longo faça efeito, mas se [a empresa] não passa isso ao consumidor, ele vai comprar um produto que acha que vai fazer efeito, mas não vai."
OUTRO LADO
A Avon divulgou nota afirmando que não pode avaliar a conclusão do estudo porque não teve acesso à metodologia de pesquisa usada pela ProTeste.
"A sua comercialização [do desodorante Avon Skin Soft Redutor de Pelos] é atestada por rigorosos testes e altíssimos critérios de qualidade assegurados por processos internos e aprovada pelas agências reguladoras globais e nacionais, como a Anvisa", informa.
A Unilever (responsável pelas marcas Dove e Rexona) também afirmou que desconhece a metodologia empregada e que seus produtos são testados e aprovados pela Vigilância Sanitária.
Em nota, acrescentou que tanto embalagens quanto materiais de comunicação informam sobre a necessidade do uso contínuo e que os benefícios só começam a ser percebidos em algumas semanas, "já que o período para obter o resultado de sensação de axilas recém-depiladas pode variar de consumidora para consumidora".
"A fórmula exclusiva HairMinimising oferecida pela Unilever trabalha no decorrer do tempo mínimo de seis semanas, reduzindo o aspecto e a sensação dos pelos das axilas, fazendo com que demore mais para ser percebido após a depilação ", diz o comunicado.
Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário