9.08.2011

UPP do Alemão

 Será instalada em março de 2012, diz Beltrame

O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse em entrevista à Rádio CBN nesta quinta-feira, dia 8, que a Unidade de Polícia Pacificadora do Complexo do Alemão começará a ser instalada em março de 2012. O secretário afirmou que a UPP terá 9 bases administrativas e um efetivo de 2,2 mil homens. A instalação da UPP se dará de forma gradativa, e a presença do Exército nas favelas da região não está descartada.
“[Serão] 500 homens em março, 500 em abril, 500 em maio e 700 em junho, mas a manutenção do Exército naquela área, no nosso entendimento, é muito maior que isso. (…) O Exército veio, nos ajudou e está ajudando. Por que desfazer essa parceria? A permanência [do Exército] lá nos permite devolver policiais para o interior, nos permite fazer alguns remanejamentos, botar alguns policiais em estágio em outras UPPs e atender o Alemão a partir de março dentro desse cronograma.”
Ontem, o Exército anunciou o envio de mais 200 militares para reforçar a ocupação do Complexo do Alemão. Outros 100 fuzileiros já haviam sido enviados. Na noite entre os dias 6 e 7 de setembro um intenso tiroteio assustou moradores da região. Balas traçantes foram vistas no céu durante toda a madrugada e, segundo o comandante da operação, o tiroteio se deu porque traficantes de comunidades vizinhas tentaram controlar o comércio de drogas na região foram expulsos.

Nenhum comentário: