7.04.2013

Guardiola: dupla Messi-Neymar não tem como dar errado

Ex-técnico do argentino no Barcelona acha que astros funcionarão bem juntos

Neymar e Messi se abraçam antes do amistoso disputado na noite de terça
Neymar e Messi se abraçam antes do amistoso disputado na noite de terça (EFE)
Técnico do Barcelona entre 2008 e 2012, Pep Guardiola foi um dos grandes responsáveis pela ascensão de Lionel Messi ao topo. Foi ele também o primeiro a pedir à diretoria do clube catalão a contratação de Neymar. Como o Barça só conseguiu levar Neymar para a Espanha agora, o técnico não terá a oportunidade de comandar a dupla. Observando à distância, agora no banco do Bayern de Munique, Guardiola exaltou a dupla de craques sul-americanos e projetou uma parceria de sucesso a partir da nova temporada. "Se acho que Messi e Neymar funcionarão juntos? Bem, um é o melhor jogador da história; o outro; um excelente atleta. Estou totalmente confiante de que terão sucesso atuando lado a lado", disse ele em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira. 
Habituado a atuar pelo lado direito do campo desde que chegou ao time adulto do Barça, em 2004, Messi foi deslocado para uma posição mais centralizada com a chegada de Guardiola. Nessa nova função, o camisa 10 cresceu ainda mais de produção e foi eleito melhor jogador do mundo em quatro temporadas consecutivas (2009, 2010, 2011 e 2012). Juntos, Messi e Guardiola conquistaram treze de dezesseis títulos possíveis pelo clube catalão. Sob o comando de Tito Vilanova desde a última temporada, o catalão manteve o camisa 10 na faixa central do campo na última temporada. Neymar, contratado em maio, deve ser titular desde o início das próximas competições - e tem tudo para ser escalado para jogar na faixa esquerda do gramado, onde rende mais. Pedro e Alexis Sánchez disputam a última vaga no setor ofensivo.

As  coisas que Neymar deveria copiar de Lionel Messi

Candidato a ser melhor do mundo no futuro, o brasileiro tem um ótimo exemplo no argentino

Não caia tanto

Se dependesse da força física, Messi jamais teria chegado ao patamar de melhor jogador do mundo. O argentino, aliás, era ainda mais frágil que Neymar - teve até que passar por um tratamento médico para estimular o crescimento. Hoje, tem uma boa resistência aos trancos dos zagueiros. Antes mesmo de qualquer tipo de preparação especial, porém, Messi já tinha uma característica especial: sempre tentar ficar de pé, mesmo nas entradas mais duras dos adversários. Por não perder tempo cavando faltas e tentando simular golpes dos defensores, ele consegue concluir mais jogadas - e fazer mais gols.

(Com agência Gazeta Press)

Nenhum comentário: