9.30.2011

Brasil testa polipílula que poderá prevenir doenças cardiovasculares

Uma pílula que reúne quatro remédios para controlar a pressão arterial e o colesterol e prevenir o entupimento de vasos sanguíneos está sendo testada em diferentes países, incluindo o Brasil, para reduzir a incidência de doenças cardiovasculares.
Veja o especial Semana do Coração
Sinais de eletrocardiograma aprimoram tratamento de cardíacos
Médicos do InCor estudam criar centro de prevenção de infarto
Médico espanhol diz que muito sexo faz bem ao coração
São dois os alvos: pacientes com risco moderado que não têm bons resultados com dieta e exercícios e pessoas com risco elevado, que já tiveram infarto ou derrame.

Arte
O país já participou da primeira fase do primeiro estudo internacional com a chamada polipílula.
Os resultados, publicados em maio na revista "PLoS One", mostraram que a pílula pode diminuir em 60% o risco de infarto e derrame em pessoas com risco moderado.
Na pesquisa, esses pacientes tinham idade média de 60 anos, eram obesos e tinham pressão arterial e colesterol pouco elevados, além de outros fatores de risco.
"São pessoas que não necessitariam de medicação, mas, infelizmente, boa parte delas não consegue reduzir o risco com outras medidas", diz Otávio Berwanger, cardiologista do HCor (Hospital do Coração) e coordenador da pesquisa no Brasil.
Ao todo, 378 voluntários participaram do trabalho, que também foi feito na Índia, na Austrália, na Holanda, na Nova Zelândia e nos Estados Unidos.
A NOVA PESQUISA
A segunda fase do estudo começa em novembro, com pacientes que já tiveram infarto ou AVC e tomam os remédios separadamente.
No Brasil, a pesquisa envolverá 22 hospitais, além do HCor, e 2.000 pessoas em todas as regiões do país.
Além disso, em 2012, o país deve participar da terceira fase de uma pesquisa já iniciada na Índia, na China e no Canadá.
Dessa vez, o responsável pela pesquisa brasileira será o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.
O objetivo, segundo o cardiologista Álvaro Avezum, diretor da divisão de pesquisa do instituto, é testar a medicação em 2.000 pacientes de São Paulo com risco cardíaco moderado.
MEDICALIZAÇÃO
De acordo com Luiz Antonio Machado César, presidente da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e cardiologista do InCor (Instituto do Coração da USP), a ideia é simplificar e baratear o tratamento.
Berwanger lembra que, hoje, no máximo metade dos pacientes de alto risco segue o tratamento corretamente. "Se pudermos facilitar a vida do paciente, mantendo os benefícios dos remédios, com custo menor e maior adesão, será muito interessante."
Ele afirma, no entanto, que a ideia não é "medicalizar" a prevenção de quem tem risco moderado. "A adesão a dieta e exercícios é péssima, apesar de as mudanças serem fundamentais. Essas pessoas não sentem nada, mas a tendência é piorar", afirma.
"Mudar o estilo de vida da população é utopia. Do jeito que a gente montou nossas cidades e a nossa vida nos grandes centros, essa opção não existe", afirma César.
Berwanger recorda, no entanto, que não se trata da "pílula da vida eterna", e que o controle de fatores como tabagismo e obesidade, deverá ser mantido, mesmo para quem tomar a polipílula.
MARIANA VERSOLATO
Folha
E mais:

Polipílula combate hipertensão e colesterol

Novo medicamento já está sendo testado no Brasil e deve reduzir em 60% o risco de infarto e derrame. Remédio previne entupimento de vasos sanguíneos

Rio - Pacientes com risco cardíaco poderão diminuir o número de remédios diários. Uma pílula que reúne quatro medicamentos para controlar a pressão, baixar o colesterol e prevenir o entupimento de vasos sanguíneos — três fatores que aumentam o risco cardíaco — está sendo testada em diferentes países, incluindo o Brasil, para reduzir a incidência de doenças cardiovasculares.


Ontem, Dia Mundial do Coração, os médicos anunciaram que os primeiros testes indicam que a polipílula diminui em 60% o risco de infartos e derrames em pessoas com risco moderado. Segundo os especialistas, que começarão a segunda fase dos testes em novembro, o medicamento beneficiaria dois tipos de pacientes: justamente os com risco moderado, que não têm bons resultados com dieta e exercícios; e pessoas com risco elevado, que já tiveram infarto ou derrame.
No primeiro grupo, estão aqueles que não necessitariam de medicação. “Infelizmente, porém, boa parte delas não consegue reduzir o risco com outras medidas”, afirma Otávio Berwanger, cardiologista do Hospital do Coração (HCor) e coordenador da pesquisa no Brasil.
REDUÇÃO DE MORTALIDADE

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares, principalmente o infarto e o derrame, são as maiores causas de mortes no País. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entre 10% e 15% dos que sofrem infarto no Brasil morrem.
“Temos a meta de reduzir para 5% os óbitos por infarto no Sistema Único de Saúde”, destaca Padilha. “Esse é um percentual já alcançado internacionalmente, em países desenvolvidos e onde há modelos de sistemas de saúde”.
O Dia

Nenhum comentário: