9.30.2011

Banana um alimento completo

A banana é um alimento rico em carboidratos, fornecendo energia ao organismo; rico em potássio, um mineral importante para o bom funcionamento dos músculos; e em vitamina B6, importantíssima para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro. Além disso, é um alimento prático para transportar e consumir e por isso, a banana é uma fruta de alto consumo pelos esportistas, atletas e não atletas.
Por conter boa quantidade de carboidrato (próximo a 20 gramas em cada 100 gramas da fruta), pode ser consumida, antes, durante e após a atividade física, desde que haja boa digestibilidade, o que é individual.
Dentre as vitaminas presente na banana, a vitamina B6 é que se encontra em maior quantidade, e é a que fornece vários benefícios para o esportista, pois está diretamente ligada ao metabolismo energético, principalmente nas reações que favorecem a quebra do glicogênio muscular e com isso o organismo poupa o uso das proteínas musculares, e isso é fundamental para evitar a perda de massa muscular e favorece a sua recuperação para uma próxima secção de treino. A vitamina B6 ainda potencializa a absorção do zinco um mineral que participa dos processos de reparação dos tecidos e exerce papel no sistema imunológico.
A recomendação diária de frutas é de 3 a 5 porções, ou 400 gramas / dia e esta escolha deve ser feita com a inclusão destas nas refeições como sobremesas ou nos lanches intermediários, procurando variar o máximo possível os tipos e as cores, o que determina a grande variedade de nutrientes nos diferentes tipos de frutas.
Por Heloísa Guarita

Nenhum comentário: