9.29.2011

CAFÉ PREVINE A DEPRESSÃO EM MULHERES

Café previne a depressão em mulheres

Pesquisa revela que o café pode ser um grande aliado das mulheres contra a depressão. Saiba mais!

A depressão é uma das doenças mais comuns nos dias de hoje e atinge milhares de pessoas em todo o mundo. Mas, uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que o café tem o poder de prevenir a depressão em um determinado grupo: as mulheres.
De acordo com os cientistas, as mulheres que consomem duas ou mais xícaras de café por dia correm um risco menor de ficarem deprimidas.  Ainda segundo a pesquisa, a cafeína pode alterar a química do cérebro.
O estudo foi realizado entre mais de 50 mil enfermeiras que tiveram um acompanhamento entre 1996 e 2006. Das entrevistadas, 2.600 deram sinais de depressão, sendo que a maior parte consumia pouco café ou não tomava a bebida. Em comparação com as mulheres que não bebiam café, as entrevistadas que tomavam até três xícaras por dia tinham 15% a menos de chance de sofrer da doença. Já as entrevistadas que bebiam mais de quatro xícaras de café por dia tinham 20% a menos de chance de ter depressão.
Mas, apesar da boa notícia, é preciso tomar cuidado com os excessos. De acordo com especialistas, a cafeína consumida em grande quantidade também é capaz de realçar sensações de ansiedade e dificultar o sono.
Para quem só bebe o café descafeinado, uma má notícia. O estudo não relaciona esses benefícios com este tipo de café.


 

Nenhum comentário: