Originada há milhares de anos na China, a Acupuntura está sendo cada vez mais difundida e utilizada no Ocidente, graças ao seu inegável poder terapêutico.
O stress é, em cerca de 70% dos casos, a motivação preferida das visitas, mas na lista aparecem problemas respiratórios, dores nas costas provocadas por tensão, problemas dermatológicos, entre outros.
A utilização da acupuntura como recurso terapêutico pode ser justificada a partir da compreensão de seus mecanismos de ação.
Em síntese, vários efeitos de relevância clínica podem ser gerados pela acupuntura . Dentre eles destacam-se os efeitos:
- · analgésicos,
- · relaxante muscular,
- · sedativo/hipnótico,
- · antiemético,
- · ansiolítico,
- · antidepressivo ,
- · antiinflamatório,
- · indutor da imunidade,
- · facilitador na reabilitação após acidente vascular encefálico e
- · estimulante da reparação e cicatrização tecidual.
É comum o paciente, durante e após a sessão de acupuntura sentir um bem estar, uma leveza. Isto decorre devido a liberação de endorfinas pelo nosso organismo. Poderíamos dizer que os pontos de acupuntura, através dos meridianos, são a ligação com o meio interno do organismo.
A acupuntura não classifica as doenças tão restritamente como estamos acostumados no Ocidente. Não existe somente uma doença, mas sim uma pessoa que necessita de um tratamento geral, visando seu equilíbrio como um todo.
O tratamento promove um equilíbrio geral no organismo, pois nenhuma doença existe isoladamente, sempre está associada a algum desequilíbrio geral. Além do sintoma principal que trouxe o paciente ao consultório, haverá outros sintomas, mesmo de menor importância, que são reflexos do mesmo desequilíbrio. E quando tratado corretamentepromoverá uma melhora na saúde global do indivíduo.
malu.bozzani@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário