9.28.2011

Listeriose mata 13 pessoas nos Estados Unidos

Bactéria

Foco da doença são melões cultivados no estado do Colorado

Listeria monocitogenes A bactéria Listeria monocitogenes: causadora da listeriose, doença contraída por meio de alimentos contaminados, ela usa os flagelos (os fios que saem do 'corpo' da bactéria) para se movimentar (Latinstock)
Melões cultivados no estado do Colorado (região central dos Estados Unidos) são a origem de um foco de listeriose que matou 13 pessoas e infectou 72, em 18 estados diferentes, anunciou, nesta quarta-feira, O Centro de Controle de Doenças da Geórgia.

Saiba mais

LISTERIOSE
A listeriose é uma doença transmitida por alimentos (em geral produtos lácteos ou verduras cruas) causada pela bactéria Listeria monocitogenes. Os grupos mais vulneráveis à doença são os idosos, pessoas com o sistema imunológico debilitado, gestantes e recém-nascidos. Pode causar abortos, meningite e septicemia (infecção na corrente sanguínea).
As mortes foram registradas nos estados do Colorado (2), Kansas (1), Maryland (1), Missouri (1), Nebraska (1), Novo México (4), Oklahoma (1) e Texas (2). Os problemas começaram no dia 15 de agosto, segundo as autoridades.
A listeriose é causada pela bactéria Listeria monocitogenes e é encontrada no meio ambiente e no intestino de pássaros, crustáceos e de vários mamíferos, com exceção do ser humano. Geralmente, a doença é contraída ao consumir produtos lácteos ou verduras cruas.
(Com Agência France-Presse
Veja

Nenhum comentário: