9.30.2011

Chefe religioso da à Al-Qaeda. é morto

Clérigo da Al-Qaeda foi morto em ataque aéreo no Iêmen

Informação foi confirmada pelos governos iemenita e americano

30 de setembro de 2011 | 7h 41
REUTERS, com informações da AP
SANAA - Anwar al-Awlaki, clérigo ligado ao braço da Al-Qaeda no Iêmen e nascido nos Estados Unidos, foi morto, informou o Ministério da Defesa do Iêmen nesta sexta-feira, 30.
Anwar al-Awlaki nasceu nos EUA e era acusado de tentativa de atentado com avião em 2009 - Muhammad ud-Deen/AP
Muhammad ud-Deen/AP
Anwar al-Awlaki nasceu nos EUA e era acusado de tentativa de atentado com avião em 2009
"O terrorista Anwar al-Awlaki foi morto junto com alguns de seus companheiros", disse o ministério em mensagem de texto enviada a jornalistas, sem dar detalhes.

Um fonte da inteligência americana também confirmou a morte, segundo a Associated Press.
Uma autoridade de segurança do Iêmen informou que Awlaki, de descendência iemenita, foi atingido por um ataque aéreo e os que morreram com ele eram suspeitos de pertencerem à Al-Qaeda.
Ainda não estava claro se forças do Iêmen haviam promovido o ataque ou se Awlaki foi morto por um ataque de um avião não-tripulado dos EUA. Um ataque dos EUA em maio teve como alvo o clérigo, mas errou.
Autoridades norte-americanas não estavam imediatamente disponíveis para comentar.
Awlaki esteve envolvido em uma tentativa fracassada da Al-Qaeda na Península Arábica de atacar um avião com destino aos EUA, em 2009. Autoridades dos EUA o consideravam um "terrorista global", mas o Iêmen já havia se mostrado relutante em agir contra ele.
Eloquente em inglês e árabe, Awlaki encorajou ataques nos Estados Unidos e era visto como um homem que poderia atrair mais recrutas de países ocidentais para a Al-Qaeda.

Nenhum comentário: