9.27.2011

SAIBA COMO ACELERAR O SEU METABOLISMO

faixa_saude.png
Saiba como acelerar o seu metabolismo
Acelerar o metabolismo é um dos maiores objeetivos de quem quer perder peso. Saiba como acelerar esse conjunto de transformações no organismo de forma saudável.

Quando pensamos em perder peso, duas coisas vêm, imediatamente, a nossa cabeça: dietas e muita malhação. Durante este processo, é muito comum ouvir várias reclamações relacionadas à lentidão do metabolismo, que é o nome dado ao conjunto de reações químicas que ocorrem em nosso organismo para que gastemos energia. Ou seja, é o metabolismo que determina a quantidade de energia que nosso corpo queima para se manter ativo. É importante lembrar que cada pessoa possui um tipo de metabolismo, podendo ser mais lento ou mais rápido.
Algumas dicas podem ser essenciais para acelerar o metabolismo de forma saudável. Desde dormir cedo até ingerir certos alimentos. Vamos saber quais são esses segredinhos?
1 – Comer bem: passar o dia sem comer é um desastre para a saúde e não ajuda em nada a aumentar a velocidade do seu metabolismo, muito pelo contrário. O ideal é comer alimentos com maior poder nutricional e mais vezes ao dia. A sensação de saciedade será bem maior;
2 – Alimentos orgânicos: os alimentos orgânicos potencializam o metabolismo, já que estão livres dos pesticidas comumente usados em produtos não orgânicos.  De acordo com pesquisadores, os pesticidas deixam o metabolismo mais lento que o normal;
3 – Não fique parado: ficar sentado por cerca de 4 horas seguidas impede que o metabolismo fique rápido. Segundo especialistas, a enzima que controla o metabolismo da gordura e do colesterol fica paralisada. Para evitar isso é necessário caminhar;
4 – Água gelada: de acordo com algumas pesquisas, consumir seis copos de água fria por dia pode ajudar a aumentar o metabolismo de repouso em cerca de 50 calorias por dia;
5 – Melancia: de acordo com pesquisadores, o aminoácido arginina, presente na melancia, pode ajudar na perda de peso. Este aminoácido potencializa a oxidação de gordura e glicose, além de aumentar a massa muscular magra, queimando mais calorias do que gordura.
6 – Fibras: o consumo de fibras na alimentação ajuda na perda de peso. Uma boa dica é ingerir 25 gramas de fibras por dia.
7 – Ferro: consumir alimentos ricos em ferro também é uma ótima ajuda. Segundo especialistas, o ferro é importante na função de levar o oxigênio necessário para a queima de gordura dos músculos. Carnes magras são boas opções.
faixa_alimentacao.png

ACELERE O SEU METABOLISMO E DÊ UM EMPURRÃOZINHO NA SUA DIETA

Acelere o seu metabolismo e dê um empurrãozinho na sua dieta
Confira algumas dicas para acelerar o seu metabolismo e perder peso mais rapidamente!

Algumas pessoas costumam comer muito e são magras, outras vivem de dieta e não conseguem emagrecer de jeito nenhum. O que acontece é que algumas pessoas têm o metabolismo mais acelerado que outras, o que faz toda diferença quando o assunto é emagrecer.

É claro que a genética e a idade influenciam bastante, mas contar com um metabolismo mais acelerado ajuda muito no resultado da dieta. Porém, para aqueles que não têm essa ajudinha do organismo existe uma saída! Alguns alimentos podem fazer com que o seu metabolismo fique mais acelerado.

Esse é o caso das fibras. Grãos integrais, legumes, frutas e verduras levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo. Porém, para que elas façam efeito é preciso diminuir os carboidratos, como arroz, pão e batata, e o sódio, que retém o liquido do organismo.

Confira algumas dicas que te ajudarão a acelerar o seu metabolismo:

- Frutas: Ao comê-las, não retire a casca e nem as sementes. É claro que com algumas delas você não consegue fazer isso, mas, por exemplo, ao comer uma maça, coma-a com casca.

- Cereais: Existem diversas versões no mercado. Opte por aqueles que tiverem uma quantidade de fibra maior e, ao mesmo tempo, não possuam adição de açúcar. Misturá-los às fibras faz com que os seus efeitos sejam potencializados.

- Proteínas: Os ovos são ótimas fontes de fibra. Prefira sempre a sua versão cozida. Quanto às carnes, a dica é que você opte por peixes sempre acompanhado de muitos legumes.

- Folhas: Assim como as frutas, o melhor é você tentar desperdiçar o menos possível. Consuma-as com os talos.

- Sementes: Inclua-as em seu cardápio. Linhaça, maracujá, ou qualquer outra que você queira. Misture-as ao leite, ao iogurte, às frutas, de acordo com aquilo que mais combinar com a sua rotina. Mas, coma-as!

METABOLISMO: O QUE ACELERA E O QUE DESACELERA

Metabolismo: O que acelera e o que desacelera
Tudo o que você precisa saber para transformar o seu metabolismo em um aliado na hora da dieta!

O que acelera o seu metabolismo:

- Exercícios físicos: A prática regular de exercício físico aumenta o metabolismo em cerca de 25% e o mantém num ritmo mais rápido por ate 15 horas depois da sessão de ginástica.

- Você pode exagerar na água: Este líquido é um aliado precioso para manter o nosso organismo funcionando a todo vapor.

- Não pule refeições: Quando o corpo recebe uma determinada quantidade de alimento em intervalos de tempo definidos, ele se adapta a queimar aquilo que você consome. Fazer seis refeições por dia é o mais indicado.

- Aposte nos alimentos energéticos: Couve-de-bruxelas, espargos, espinafres, brócolis, lentilhas, alface romana, feijão, nozes, amendoins, cajus, amêndoas, sementes de girassol e abóbora, iogurtes magros, ovos, maçãs, frutos cítricos, cereais integrais, salmão, carne magra e de aves, chá verde, café e chocolate preto.

O que desacelera o seu metabolismo


- Dietas drásticas: Todas aquelas dietas muito rígidas, que implicam um consumo calórico muito baixo reduzem o ritmo metabólico. Ao sentir-se privado de alimentos/calorias, o corpo começa a fazer reservas energéticas e é por isso que quando estas dietas acabam, normalmente, volta-se a ganhar o peso que foi perdido ou até mais.

- Qualidade de vida: As situações de stress ou as alterações hormonais podem contribuir para um metabolismo mais lento.

- Sexo: Os hormônios e a menor massa muscular fazem com que o metabolismo feminino seja cerca de 10% mais lento do que o dos homens.

- Estatura: As pessoas mais altas e com mais massa muscular têm um sistema metabólico mais rápido.

 - Idade: À medida que envelhecemos, o ritmo do nosso metabolismo torna-se mais lento.

- Fatores hereditários: Quem tem tendência a engordar, precisa controlar o consumo de calorias desde cedo. Caso contrário, o organismo não consegue queimar tudo o que foi ingerido e o ganho de peso é inevitável.

PIMENTA MALAGUETA AJUDA A ACELERAR O METABOLISMO

Pimenta malagueta ajuda a acelerar o metabolismo
Saiba mais sobre os benefícios e malefícios da pimenta.

Uma mineira de 114 anos virou destaque na mídia nacional como a pessoa mais velha do mundo. Sempre de bom humor, a senhora disse que uma das razões pelas quais se mantém ativa é o uso da pimenta em seu cardápio. Mas, será que este tempero pode ser utilizado por qualquer pessoa? Qual o tipo de pimenta que deve ser consumido? Como ele deve ser ingerido? Saiba agora a forma correta de utilizar a pimenta malagueta e conheça seus prós e contras.
Já está comprovado cientificamente que a pimenta malagueta ajuda na aceleração do metabolismo. Há informações, ainda, que a capsaicina, principio ativo da pimenta vermelha, controla os níveis de glicose do sangue e ajuda no tratamento da rinite alérgica. De acordo com a nutricionista Lílian de Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta, o uso da pimenta deve ser acompanhado com muito cuidado por um profissional de saúde especializado.
“A pimenta malagueta pode ajudar a acelerar o metabolismo, mas nem todos podem consumir este tipo de pimenta. É preciso saber que a quantidade necessária para ajudar nesta aceleração é muito grande. Quem tem um metabolismo muito lento precisa ir a um nutricionista que irá manipular a pimenta para um uso adequado”, explica a nutricionista.
Ainda segundo a nutricionista, durante uma dieta, o sal e a gordura são retirados da alimentação. Dessa forma, o uso da pimenta torna-se um atrativo para quem precisa emagrecer e se alimentar bem. “A pimenta é um tempero não calórico que aliado a exercícios físicos funciona bem para quem quer perder peso e gosta de comer comidas mais pesadas”, disse Lílian.
Sinal vermelho
Quem sofre de problemas no esôfago, intestino, circulação, hemorróida e tem pressão alta precisa ter atenção redobrada quando consumir a pimenta malagueta. Segundo a nutricionista, é preciso manter o equilíbrio e não consumir o tempero de forma exagerada. Vale lembrar que a propriedade de ativar o metabolismo só está presente na pimenta vermelha.

Sua Dieta
 

Nenhum comentário: