Saúde da mulher
Ingerir uma quantidade equivalente a dois copos de leite ao dia pode reduzir em até 26% a frequência do sintoma
Soja pode aliviar sintomas que acompanham a menopausa
(Koichi Kamoshida/Getty Images)
Segundo pesquisadores da Universidade de Delaware, nos Estados Unidos,
consumir soja diariamente pode reduzir em até 26% a frequência e a
intensidade das ondas de calor que sentem as mulheres que passaram pela
menopausa. Essa é a conclusão de um trabalho publicado na última edição
do periódico Menopause: The Journal of the North American Menopause Association.CONHEÇA A PESQUISADe acordo com os pesquisadores, a ingestão de soja para aliviar sintomas da menopausa é algo que vem sendo amplamente discutido, e a real eficácia do alimento continua sendo inconclusiva. Para chegar a uma conclusão mais consistente, os autores dessa pesquisa avaliaram 19 trabalhos anteriores sobre o assunto que envolveram, no total, 1.200 mulheres.
Título original: Extracted or synthesized soybean isoflavones reduce menopausal hot flash frequency and severity: systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials
Onde foi divulgada: periódico Menopause: The Journal of the North American Menopause Association
Quem fez: Kyoko Taku, Melissa Melby, Fredi Kronenberg, Mindy Kurzer e Mark Messina
Instituição: Universidade de Delaware, Estados Unidos
Dados de amostragem: 1.200 mulheres que passaram pela menopausa
Resultado: Consumir diariamente 15 gramas de soja pode diminuir em até 26% a frequência em em até 20,6% a intensidade das ondas de calor
Com base nesses estudos, a equipe chegou à conclusão de que o consumo de determinadas quantidades de soja beneficia a saúde da mulher. Esses efeitos positivos se devem à isoflavona, um componente essencial na soja que contribui para a dilatação dos vasos sanguíneos e para a melhora de pressão do sangue. De acordo com o trabalho, cada grama de proteína de soja contém cerca de 3,5 miligramas de isoflavonas. Um copo de leite de soja, por exemplo, oferece aproximadamente 25 miligramas do componente.
Leia também: Soja e uva passa ajudam a prevenir e melhorar hipertensão
De acordo com a pesquisa, mulheres que consomem 54 miligramas de isoflavonas em um período de seis semanas a um ano têm uma redução de 20,6% na intensidade das ondas de calor que acompanham o período após menopausa. Além disso, a frequência do problema pode diminuir em até 26%. O estudo também indicou que, quando analisadas as mulheres que consumiram soja por 12 semanas ou mais, a frequência desse sintoma foi de aproximadamente três vezes menor.
De acordo com Melissa Melby, uma das autoras do estudo, esse benefício pode ser obtido tanto por meio de alimentos de soja quanto por suplementos do grão. Além dos resultados, a pesquisa chama a atenção para o fato de que, no Japão, onde o consumo de soja é grande, as ondas de calor atingem menos frequentemente as mulheres que passaram pela menopausa. Segundo os autores do trabalho, mais pesquisas são necessárias para que sejam determinadas quantidades e melhores formas de consumir soja nesse período da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário