4.07.2012

Processos seletivos


Profissionais revelam as melhores e piores perguntas nas entrevistas

Levantamento mostra a reação de candidatos às questões mais comuns num processo seletivo

RIO Uma das etapas mais temidas pelos candidatos é a entrevista de emprego. É nela que os selecionadores vão decidir se a pessoa tem potencial para ocupar o cargo tão almejado por diversos profissionais. No entanto, nesse encontro há momentos de desconforto. E, a fim de saber quais as melhores e piores perguntas feitas por quem contrata, o site de empregos Curriculum.com.br encomendou uma pesquisa à Gentis Panel, que ouviu 2.500 profissionais.
As questões sobre as ambições e a visão do futuro sempre garantem mais conforto aos avaliados, aponta Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br.
É sempre difícil falar sobre si mesmo, ainda mais num momento em que as suas características e, principalmente, aquilo que você fala podem ser decisivos para a sua contratação ou não. Por isso, os candidatos tendem a gostar menos desse tipo de pergunta completa Abrileri.
De acordo com Ylana Miller, sócia-diretora da Yluminarh Desenvolvimento Profissional, ao falar de atitudes, o candidato descreverá situações já vivenciadas e, por vezes, tem o receio de ser mal interpretado. Entretanto, diz a consultora, ao relatar planos futuros, o candidato fala de sonhos e/ou anseios profissionais, se sentindo mais à vontade.
Ele não está preocupado em ser mal avaliado, pois ainda está na fase do planejamento de uma "história" que não se concretizou ressalta.
O importante em ambas as situações, diz Ylana, é que o candidato sempre fale a verdade, responda com objetividade, confiança e mencione situações reais, demonstrando as suas atitudes para o alcance dos resultados:
O entrevistador busca o que efetivamente praticamos, a ação em si e os resultados, sendo que o diferencial está na atitude do candidato frente aos desafios e realizações.
Abaixo listamos as perguntas mais bem avaliadas e as piores, segundo a opinião dos entrevistados:
AS MAIS BEM AVALIADAS
1) Fale-me um pouco mais da sua última experiência
2) Quais são suas habilidades?
3) Quais suas expectativas em assumir este novo desafio?
4) Por que devemos contratar você?
5) Como você se imagina daqui a cinco anos?
AS MAIS MAL AVALIADAS
1) Você corre o risco de chegar atrasado (pelo local onde mora)?
2) Vai aceitaria ganhar menos que no outro emprego?
3) Fale-me sobre três defeitos seus
4) Fale-me sobre três qualidades suas
5) Por que você saiu do outro emprego?


Nenhum comentário: