Sono normal - sem alterações - dita a qualidade de vida
Dormir bem garante o pleno desenvolvimento do corpo e a saúde em geral.
Dormir é gostoso e não há quem discorde – uns preferem tirar uma soneca a mais e outros dormem um pouco menos, cada um no seu limite e atendendo as suas necessidades. O sono é fundamental para a maturação, desenvolvimento e manutenção do organismo, sem contar que é preciso dormir para que o cérebro se desenvolva normalmente. “Os processos de aprendizado e de memória também estão relacionados com a qualidade e a quantidade de sono”.
Durante o sono acontece a liberação de hormônios, que fazem parte dos processos fisiológicos do corpo. Quando o indivíduo não dorme o suficiente, acaba prejudicando a sua saúde. A correria do cotidiano e os horários apertados de trabalho e estudo reduzem o tempo destinado para o descanso. “As pessoas estão dormindo cada vez menos, acordam mais cedo e dormem mais tarde. O resultado é um acúmulo de cansaço, sono e a perda da qualidade de vida”, que atua de maneira multidisciplinar em distúrbios obstrutivos do sono, tais como ronco e apneia.
Estimativas apontam que pelos menos 43% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono. Existem mais de 70 tipos diferentes de distúrbios que afetam as noites de muitas pessoas. Mesmo com o avanço da tecnologia, o diagnóstico sempre acaba sendo tardio, já que poucos procuram efetivamente ajuda médica para resolver o problema. “É difícil quem relacione as noites em claro - ou o ronco - a uma doença. As preocupações e o estresse sempre são os primeiros culpados de maneira isolada, mas quando o problema se agrava o paciente se dá conta que é preciso consultar um especialista”.
A apnéia é considerada o distúrbio do sono mais severo e é caracterizada pela cessação da respiração. Estas pausas podem se repertir várias vezes a cada hora de sono e trazer sérias consequências para o organismo e a saúde em geral. “A apnéia é causada pela obstrução da faringe e a interrupção da respiração provoca uma redução na oxigenação do cérebro, podendo ser potencialmente perigosa - inclusive com riscos à vida - se não for tratada a tempo”
Existem várias consequências que os distúrbios do sono provocam na saúde. Obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, ansiedade, dificuldades de concentração e cognitivas, dores de cabeça, depressão e fadiga crônica estão entre os males causados pelo sono ruim. “O sono representa aquele um terço de nossas vidas que pode, ou não, garantir a qualidade de vida dos outros dois terços, que correspondem ao período que estamos acordados”.
Os distúrbios do sono podem ser tratados a partir de diferentes metodologias e estratégias. O tratamento deve ser interdisciplinar, com o acompanhamento de vários especialistas da área da saúde. “Existem basicamente três formas para tratar estes distúrbios. A primeira é por meio de cirurgia, a segunda pelo uso do CPAP – uma espécie de compressor que injeta ar por pressão positiva pelo nariz -, e a terceira é pelo uso de um dispositivo intrabucal, que projeta a língua para frente e abre a região da orofaringe que estava obstruída.
São indicados exercícios que normalizam o tônus muscular da base da língua e da musculatura da faringe. Estes exercícios são associados às outras estratégias de tratamento e seus benefícios já foram citados em estudos científicos realizados por médicos do sono e fonoaudiólogos da UNIFESP. “Não existe bem estar e qualidade de vida sem um sono correto e saudável, que atinja níveis profundos de descanso e relaxamento. Por isso é imprescindível dar mais atenção as noites mal dormidas”.
Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR
Saiba ainda :
Para desfrutar e melhores condições de vida e bem estar, cada pessoa deve pelo menos dormir oito horas por dia. O organismo precisa desse descanso, para que seja possível recuperar a energia gasta ao longo do seu dia todo. Há quem encontre sérias dificuldades para ter um sono tranqüilo, mas algumas dicas são capazes de driblar esses males.
A insônia é o problema mais comum, normalmente motivada pelo acúmulo de pensamentos e séria resistência ao relaxamento que conquistamos ao adormecer. As pessoas que não conseguem ter uma boa noite de sono, acabam tendo prejuízos com relação a produtividade diária e ainda cria hábitos típicos da vida noturna, como assaltar a geladeira.
Para dormir bem e ter um sono tranqüilo, procure evitar consumir produtos que possuam um elevado índice de cafeína. Determine uma hora certa para adormecer e para acordar, assim você estabelece uma disciplina para o seu organismo.
Sempre tem aquele dia estressante, que trabalhamos muito, ou então por causa de problemas, então nada mais indicados do que ter ma boa noite de sono, poder descansar e acordar disposto no dia seguinte.
Mas veja agora como ter uma boa noite se sono!
Bom, primeiramente é se desligar de tudo, não ficar pensando em nada ao não ser coisas boas, pensamentos negativos. Uma musica tranqüilizante também é indicado.
Dormir em um lugar calmo, sem barulhos e que traga paz, por isso é indicado que o quarto seja branco. Durma e acorde na mesma hora, e claro um colchão bom, adequado com o seu corpo.
Nada de comer algo na hora de ir dormir, e lembrando que um chá pode ajudar muito, mas se nada disso adiantar procure um médico especialista ele vai lhe indicar um tratamento e ver qual é o seu problema!
Vídeos Relacionados com a materia
Dicas+para+uma+boa+noite+de+sono
Nenhum comentário:
Postar um comentário