1.09.2014

Dieta do Mediterrâneo previne o diabetes, diz estudo

Para evitar a moléstia em idosos com alto risco de doença cardíaca, basta seguir o regime, sem necessidade de comer menos, exercitar-se mais ou perder peso

Dieta do Mediterrâneo
Dieta do Mediterrâneo: Alimentação é rica em alimentos como frutas, legumes, azeite e grãos integrais (Thinkstock)
Uma dieta rica em azeite de oliva extra virgem, grãos integrais, peixes, frutas e vegetais pode ser determinante para a prevenção do diabetes tipo 2. A revelação foi feita em um estudo espanhol publicado hoje no periódico Annals of Internal Medicine.

A dieta do Mediterrâneo já esteve associada a uma série de benefícios. Uma pesquisa de 2013 mostrou que mulheres de meia-idade que seguem esse regime envelhecem melhor. Outro trabalho revelou que essa alimentação reduz a incidência de problemas cardiovasculares em pessoas com mais de 55 anos que apresentam um alto risco cardíaco.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Prevention of Diabetes With Mediterranean Diets: A Subgroup Analysis of a Randomized Trial​

Onde foi divulgada: periódico Annals of Internal Medicine

Quem fez: Jordi Salas-Salvadó, Mònica Bulló, Ramón Estruch, Emilio Ros, Maria-Isabel Covas, entre outros

Instituição: Instituto de Salud Carlos III

Dados de amostragem: 3541 pacientes idosos que seguiram três dietas diferentes

Resultado: Os voluntários que seguiram a dieta do Mediterrâneo suplementada com azeite de oliva extra virgem desenvolveram menos casos de diabetes do que os demais
Segundo novo estudo, para prevenir diabetes tipo 2 em pacientes idosos com alto risco de doença cardíaca, basta seguir a dieta mediterrânea rica em azeite de oliva extra virgem, sem necessidade de restringir o consumo de calorias, aumentar a prática de exercícios ou perder peso.

O efeito da dieta – Intervenções de estilo de vida que induzem a perda de peso têm sido associadas a uma diminuição de 50% da incidência de diabetes. Para descobrir se a dieta mediterrânea, isoladamente, diminuiria a ocorrência da enfermidade, pesquisadores recrutaram 3.541 idosos sem diabetes e com alto risco de doença cardiovascular – fator associado ao diabetes.

Os voluntários foram aleatoriamente divididos em três grupos. Um seguiu a dieta do Mediterrâneo, suplementada com 50 mililitros de azeite de oliva extra virgem por dia. Um segundo time ingeriu a dieta do Mediterrâneo, somada a 30 gramas de oleaginosas variadas diariamente. Outro grupo de controle foi instruído a reduzir a ingestão de gordura de todas as fontes. Os cientistas não encorajaram os participantes a restringir a ingestão de calorias ou aumentar a prática de atividade física.

Depois de quatro anos, a incidência de diabetes foi maior no grupo que apenas reduziu a ingestão de gordura (101 casos), do que no time que seguiu a dieta e ingeriu oleaginosas (92) e no que consumiu alimentos mediterrâneos e azeite (80). 

2 comentários:

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Olá Antônio, achei extremamente interessante o seu texto. Um informação bastante útil. Há muita coisa que eu não sabia. Obrigada por compartilhar conosco, artigo sobre a saúde. Abraço!

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Marli
Um dos motivos que me leva a continuar por tanto tempo a frente do "boaspraticasfarmaceuticas" é de ter a possibilidade de ajudar as pessoas,informando ou simplesmente distraindo. Obrigado pelas palavras de incentivo.
Abração
Antonio Brandão