1.09.2014

Fidel Castro reaparece em público após nove meses

Imagens mostram o ex-comandante caminhando com ajuda em evento em Havana

Fidel Castro na inauguração de uma galeria de arte em Havana
Fidel Castro na inauguração de uma galeria de arte em Havana (Getty Images)
Imagens do comandante Fidel Castro na inauguração de um centro cultural em Havana foram divulgadas nesta quinta-feira. Ele não aparecia em público desde abril do ano passado, quando participou da inauguração de uma escola. Nas fotos, o ex-comandante da ilha de Cuba de 87 anos aparece caminhando com ajuda, curvado e com uma aparência fragilizada, em que esteve se restabelendo de um câncer.
O jornal Granma, do Partido Socialista cubano, informou que o evento faz parte das comemorações pelo aniversário de 55 anos da Revolução Cubana de 1959. E descreve o estúdio de arte como um espaço para “a experimentação, o desenvolvimento, a difusão das artes e o entendimento humano”.
 Com problemas de saúde, em 2006 Fidel transferiu a presidência da ilha para o irmão Raúl Castro.  Em dezembro, o venezuelano Nicolás Maduro, fez uma visita à ilha que não havia sido anunciada previamente. Encontrou-se com Fidel, com quem disse ter tido “longas conversas”. Seis meses antes, o comandante recebeu o chefe da Assembleia Nacional venezuelana, Diosdado Cabello, e uma foto do encontro foi divulgado pela imprensa.

Nenhum comentário: