1.11.2014

MAGRA, SAUDÁVEL E BONITA

Fique magro, saudável e bonito durante o verão

Tudo o que você precisa saber para arrasar na estação mais bonita do ano!

Praia, sol, piscina, caminhadas. Com a proximidade do verão, além das necessidades físicas características das altas temperaturas, como o aumento do consumo de água, os cuidados com a saúde e beleza devem ser redobrados. Especialistas ressaltam que é preciso dar atenção especial à alimentação, pele e cabelo. 

Coma bem 
No verão, o organismo perde mais líquido pela transpiração, sendo assim, a nutricionista Avany Bom (SP), ressalta que “é importante priorizar alimentos com elevado teor de água, vitaminas, minerais e fibras, como hortaliças e frutas. Frituras, chocolates, queijos amarelos, carnes gordas, salgadinhos de pacote e embutidos, como mortadela, salame e linguiça, devem ser evitados”.
Nos dias em que a programação incluir praia, piscina e exposição ao sol, a quantidade de líquido ingeridos deve aumentar, priorizando também os que contêm sais minerais, como água de coco e sucos naturais. As refeições devem ser reforçadas com saladas e carne magras grelhadas, como peixes e peito de frango. Para sobremesa, é recomendável trocar o sorvete de massa ou chocolate por uma opção mais refrescante, como picolé de frutas.
Dica: “Os sucos terão menor valor calórico sempre que forem diluídos em água e consumidos sem adição de açúcares ou mel”, alerta a especialista.

Corpo saudável 
Nesta época do ano, é comum que o número de inscrições em academias aumente significativamente, muitas vezes até sem observar o requisito básico de visita ao médico cardiologista para identificar o atual nível de saúde. Para evitar treinar sem saber ao certo as necessidades do seu corpo, é importante consultar um médico, e apenas após esta consulta procurar o profissional de Educação Física para estabelecer o treino que melhor se adeque as necessidades da pessoa, respeitando o seu limite e mantendo a disciplina de não faltar ao treino proposto.
Deborah Palma, coordenadora do curso de Educação Física da Universidade Anhembi Morumbi (SP), lembra que há um número considerável de pessoas que optam por treinar sozinhas. Para essas, as recomendações também começam com uma visita ao médico, alimentação adequada e desenvolvimento de hábitos saudáveis. 
Dica: “Os exercícios mais indicados para iniciantes são caminhadas e pedaladas. É importante que a atividade seja prazerosa, pois, desta forma, fará parte da rotina tranquilamente”.

Cabelo hidratado 
Um cabelo natural tende a ser mais resistentes aos danos causados pelo sol. Porém, como a maioria das mulheres usa algum tratamento químico, o ideal é que o cabelo esteja saudável antes da exposição ao sol, ou seja, com boa elasticidade, porosidade adequada e bem hidratado, pois quanto mais saudável estiver o fio, menor será o dano.
Assim como para a pele, a exposição ao sol é danosa aos fios, principalmente, depois de passar por outras agressões como a água do mar ou da piscina. É importante proteger os fios com produtos específicos para reduzir os prejuízos e compor o visual com um chapéu, que além de proteger os fios, também diminui os danos a pele do rosto. 
Depois da exposição ao sol, na hora do banho, é importante utilizar um bom creme de nutrição e reparação que ajudará a reduzir os danos e depois do enxágue usar um bom leave-in, que vai reduzir a sensação dos prejuízos adquiridos.
Dica: Geralmente, as pessoas tomam sol com os cabelos repartido no mesmo lugar. Porém, mesmo que tenha utilizado um bom protetor para o cabelo, há uma área que fica sempre exposta recebendo raio solares. Caso não utilize um chapéu, que é a melhor indicação, é importante mudar a posição da divisão dos cabelos no alto da cabeça com frequência e utilizar um protetor solar na área da divisão.

Nenhum comentário: