1.09.2014

PEDIATRA DÁ DICAS PARA SEU FILHO TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

faixa_saude.png
Pediatra dá dicas para seu filho ter um ano mais saudável
Um cardápio balanceado e a prática de atividades físicas podem ser o segredo para uma vida saudável.


Que tal começar o ano compartilhando tudo o que você aprendeu sobre alimentação com seu filho? O ano novo está aí e as crianças estão de férias, ou seja, você consegue ficar mais tempo ao lado delas. Aproveite este período e reeduque-as sem receio ou restrições.
“Mesmo vivendo num cenário mundial desanimador, cada pai e mãe podem fazer uma pequena revolução particular dentro de casa, ajudando seus filhos a atingirem duas metas no novo ano: adotar uma rotina alimentar mais saudável e praticar mais exercícios físicos. Tão importante quanto ensinar as crianças a comerem apropriadamente em função das vitaminas, dos nutrientes e do crescimento, é incentivá-las a praticar atividades físicas para ter uma vida saudável. Alcançar estes objetivos, na verdade, significa a formação de bons hábitos desde o início da vida”, destaca o pediatra Moises Chencinski (SP).
É neste sentido que o médico lista algumas dicas de vida saudável para os pais ajudarem as crianças a se manterem “no caminho certo” no próximo ano:
Melhorar Hábitos Alimentares
- Você pode ter más recordações da sua infância por ter sido forçado a sentar-se à mesa até limpar seu prato. Não perpetue este método de gestão das refeições! Ele envia a mensagem errada à criança ao enfatizar a quantidade em detrimento da qualidade e pode conduzir a excessos significativos. Passe uma atitude saudável em relação à comida, concentrando-se, em primeiro lugar, na qualidade do alimento que você serve à criança e aceitando um “não quero mais” como um limite de oferta;
- Estabeleça uma rotina com refeições e lanches regulares. Insista que refeições devem ser feitas à mesa. Crianças que fazem suas refeições com sua família consomem mais frutas, legumes, fibras, alimentos ricos em cálcio e vitaminas, especialmente se esse for o hábito da família;
- Quando as crianças tiverem idade suficiente, incentive-as a comerem sozinhas, tanto quanto possível;
- Evite refrigerante, uma bebida cheia de calorias vazias e edulcorantes artificiais. Na verdade, uma refeição não precisa ser acompanhada por refrigerantes ou sucos, ensine isso às crianças desde cedo. No máximo, ofereça água como acompanhamento. Reserve o suco natural para a hora do lanche, quando a quantidade de calorias ingeridas pela criança é menor;
- As crianças podem ser exigentes no início do seu período alimentar, mas não deixe que a recusa de um novo alimento impeça que você o reintroduza novamente, em outra ocasião. Ofereça novos alimentos, várias vezes, de várias maneiras. Para as crianças, pode ser necessário tentar até 10-15 vezes, ao longo de vários meses, para que um alimento seja aceito;
- Os pais são extremamente influentes no momento da alimentação e podem servir como melhor exemplo (ou pior) para uma criança. Portanto, devem comer uma variedade de alimentos com diferentes sabores, cores e texturas também. Devem fazer exatamente o que pretendem exigir.
Incentive as Atividades Físicas
- Não deixe que sequer um dia do novo ano se passe sem que a criança tenha feito uma atividade física. Ir ao parque, brincar no quintal e caminhar são atividades físicas que podem integrar a rotina diária da família;
- Limite o tempo de tela, incluindo celulares, televisão, videogame e computadores a menos de duas horas por dia. Evite colocar computadores ou aparelhos de televisão nos quartos das crianças, facilitando assim que eles tenham uma noite de sono com mais qualidade;
- Incentive seus filhos a participarem de equipes esportivas, aulas de ginástica, de dança e de outras atividades que irão mantê-lo em movimento.
"Não importa quantos anos o seu filho tem, nunca é cedo ou tarde demais para estabelecer rotinas domésticas que promovam hábitos saudáveis. Faça do novo ano uma oportunidade para que isso aconteça”, recomenda o pediatra Moises Chencinsk

Cuidados pós-operatórios na extração do dente do siso

  dentes do siso
Quais os primeiros cuidados a se tomar depois dessa extração?

Basicamente evitar: fumar, esforço físico, contato com alimento duro ou quente, colocar o dedo na região, abaixar a cabeça, nadar, fazer sauna ou falar muito.


Quais alimentos são liberados e quais são proibidos?

Liberados: alimentos em uma temperatura fria e de consistência macia, por exemplo: sopa, mingau, caldo, suco de fruta, massas (macarrão, lasanha) e o famoso sorvete.

Proibidos: alimentos de consistência dura ou quente, por exemplo: carne, chiclete, maçã, cenoura crua, café ou chá quente.


Pode-se fumar ou ingerir bebida alcoólica após a extração?

Esta prática é totalmente não recomendada, pois o cigarro, cachimbo ou charuto, além de promoverem a elevação da temperatura dos tecidos em contato com a fumaça produzida por eles, ainda apresentam na sua composição dezenas de elementos químicos que retardam a coagulação e podem promover a perda do coágulo sanguíneo que protege o alvéolo logo após a exodontia, podendo levar a mesma a um quadro infeccioso que chamamos de alveolite. Com relação ao álcool, pode interagir com o medicamento utilizado, debilitar e desidratar sistemicamente o organismo que faz uso do mesmo, diminuindo a resistência fisiológica, aumentando dessa maneira o risco de infecção, e também agir localmente como agente irritante do tecido mucoso que reveste a boca e o sistema digestivo.

Em caso de sangramento, o que fazer?

Primeiramente manter sempre a calma, ficar deitado com a cabeça posicionada pouco acima do resto do corpo (utilizar dois travesseiros), colocar uma gaze ligeiramente embebida em soro fisiológico frio no local e promover uma gentil compressão, fazer compressas com bolsa térmica gelada ou gelo envolvido por um saco plástico no local (externo da face), evitar falar ou fazer bochechos. Aguardar de 20 a 30 minutos, observar se ocorreu a diminuição do sangramento. Caso contrário, entre em contato com o seu cirurgião.


Quanto tempo é normal a pessoa sentir dor?

Diversos estudos apontam para iniciar a utilização do analgésico pós-operatório imediatamente após o procedimento cirúrgico, com a finalidade de não cronificar a dor, pois o controle do processo doloroso no início é muito mais fácil. Em geral, pequena sensibilidade dolorosa é esperada até 48 horas após o procedimento cirúrgico. Sabemos que, se esse processo ocorrer após o quinto dia pós-operatório e for aumentando, devemos desconfiar de presença de infecção local. O cirurgião deve ser avisado imediatamente para que possa tomar as devidas providências, como, por exemplo, avaliar o local e promover a troca ou associação de novo medicamento.

É permitido fazer bochechos? Existe algum produto especial?

Os bochechos não são orientados principalmente na primeira semana pós-operatória. Após a escovação cuidadosa e delicada dos demais dentes, orientamos o paciente a colocar a água muito cuidadosamente na boca e, sem fazer força, deixá-la sair de maneira passiva. A manutenção de substâncias à base de gluconato de clorexidina a 0,12% durante um minuto após a escovação sem bochechar também é recomendada, pois a clorexidina consegue promover a remoção da placa bacteriana no fio de sutura e nos locais próximos à cirurgia e ter uma importante ação antisséptica local.

Esforços físicos são permitidos a partir de quantos dias?

Irá depender do tipo e intensidade do esforço, mas normalmente atividades físicas mais intensas, como as praticadas na academia de ginástica, somente após sete dias do procedimento.

Há alguns cuidados na hora de dormir?

Fazer a correta higienização dos dentes e não comer no meio da noite esquecendo de higienizar depois, pois durante o sono temos a diminuição da produção do fluxo salivar, podendo diminuir a proteção dada pela saliva ao local operado e promover até uma infecção.


CCO Grupo Odontologico - Especialista em Implantes dentarios na Cidade de Goiânia - Extração de Siso Goiânia.

Site: www.ccoimplantedentario.com.br

Nenhum comentário: